A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nos dias 18 e 19 deste mês, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, o II Encontro Estadual de Promoção da Saúde. O evento tem o objetivo de fortalecer a Política Estadual de Promoção da Saúde, estimulando o debate sobre os Determinantes Sociais da Saúde e o Intercâmbio de Ações Intersetoriais e Alternativas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Para isso, será ressaltada a importância da interdisciplinaridade no trabalho dos técnicos que atuam nos 71 Núcleos Municipais de Promoção da Saúde. Também durante o evento serão sensibilizados os estudantes universitários e gestores de saúde, assistência social e educação para trabalhar de forma integrada no que diz respeito à prevenção de doenças.

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde, Eliana Padilha, a Política Nacional de Saúde, aprovada em março de 2006, traz diretrizes e aponta estratégias para que as ações de saúde sejam realizadas interdisciplinarmente e com foco na prevenção. “Com este propósito, focamos o desenvolvimento sustentável, as práticas corporais saudáveis, o incentivo a atividades físicas, a prevenção de acidentes e o estímulo à cultura de Paz”, salienta.

Eliana Padilha acrescenta que o II Encontro Estadual de Promoção da Saúde tem o desafio de motivar os gestores para construir uma política transversal, integrada e intersetorial, compondo redes de compromisso e co-responsabilidade pela garantia da saúde como direito humano e cidadania. “Para isso, convidamos especialistas que irão contribuir para que os gestores possam verificar a importância de promover a saúde em seus municípios”, ressalta a diretora de Promoção da Saúde.

Palestrantes – Entre os palestrantes do evento está o técnico do Ministério da Saúde (MS), Otaliba Libânio, que irá abordar o tema “A Promoção da Saúde como estratégia de construção coletiva de políticas saudáveis”. Já o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Marcos Franco, irá abordar o tema “Desafios Municipais para a Intervenção Intersetorial no Enfrentamento da Política Nacional de Promoção da Saúde” e o médico paulista Jorge Harada irá falar sobre a Experiência de Gestão em Promoção da Saúde.

Já no segundo dia do encontro, os participantes irão conferir a palestra “Determinantes sociais da saúde e qualidade de vida”, proferida pela técnica da Fiocruz, Lenira Zancan. Também serão realizados painéis com os temas Violência, Condições de Vida e Saúde no Brasil; Perfil da Violência em Alagoas x Estratégias de Superação; Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas; Condições de Vida e Saúde e Tabagismo.

Além disso, serão apresentadas experiências bem sucedidas sobre alimentação saudável, educação popular em saúde, atividade física e combate à violência, escolas promotoras de saúde, trânsito e práticas educativas no SUS.