A TV Gazeta foi condenada, na tarde desta quinta-feira (14), a pagar R$ 43 mil de multa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Fernando Collor, que concorreu ao Governo, e os postulantes ao Senado Álvaro Vasconcelos e Flávio Emílio Arruda Silva, todos do PTB, também fazem parte do pólo passivo da ação, impetrada pela Coligação Frente pelo Bem de Alagoas. O excesso de inserções beneficiando os candidatos na afiliada da TV Globo no estado, motivou a ação.

De acordo com a assessoria do juiz Raimundo Alves Campos Júnior, a coligação pedia a suspensão da programação da TV por 24 horas, o que foi indeferido. Depois que o relator Fernando Maciel teve o voto vencido, houve uma mudança na relatoria do caso. Campos Júnior, que foi o primeiro a votar contrário a Maciel, assumiu como relator designado e definiu uma multa de R$ 43 mil por conta de 42 inserções irregulares.

Para os candidatos, que faziam parte da Coligação O Povo no Governo, o pedido da Coligação seria a perda de tempo no horário eleitoral, mas como a eleição terminou para eles, não haverá sanção.

Da decisão, que será publicada na próxima segunda-feira (18), cabe recurso.

A reportagem do CadaMinuto entrou em contato com o advogado da Coligação O Povo no Governo, Fábio Ferrário, mas ele disse que estava embarcando e não poderia falar no momento.