O Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado no próximo dia 16, tem programação especial na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Este ano, o Ministério da Saúde, atendendo à decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), decidiu focar a programação sobre a importância do feijão como tema central das exposições sobre a data. Por esse motivo, a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed montou um estande no pátio do órgão para prestar esclarecimentos e informações sobre a importância do consumo do produto.
 

De acordo com Suely Moreira, nutricionista da Semed, a escolha do feijão foi feita a partir da detecção de que as famílias brasileiras estão abandonando o uso da leguminosa no consumo diário. “Vamos aproveitar para explicar às pessoas a importância que tem o feijão na alimentação diária, devido a sua composição, como o valor nutricional e os benefícios que ele traz à saúde”, afirma Suely.

A nutricionista ressalta que a ausência do feijão no consumo diário está trazendo problemas sérios à população, principalmente em idosos e crianças. “Em virtude da correria diária das famílias, as pessoas optam hoje pela comida congelada ou por outros alimentos, em substituição ao tradicional arroz com feijão. Com isso, já constatamos nas escolas, crianças até com osteoporose, além de outros problemas de saúde, como obesidade e taxas de colesterol e triglicerídeos alteradas”, diz Suely Moreira.

A equipe, formada por sete nutricionistas e seis estagiárias do Setor de Merenda Escolar da Semed, explicou para as pessoas a importância e os valores nutricionais do feijão, distribuíram fôlderes e ofereceram caldinho de feijão, para reforçar o sabor do legume. O departamento também levará uma programação especial de teatro de fantoches a pelo menos cinco creches da rede municipal de ensino da capital, para atingir as crianças e, assim, difundir junto aos pequenos a importância do alimento.