Deve ser concluída nesta quinta-feira (14), a desinfecção do Parque da Pecuária, no Trapiche. Supervisionado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o procedimento é parte das preparações para a 60ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2010), que acontece entre os próximos dias 22 e 31.
Iniciada na última segunda-feira (11), a desinfecção é uma medida de biosegurança para proteger contra doenças os animais que participarem do evento. “O procedimento visa prevenir ou eliminar agentes patógenos que possam existir nas instalações”, esclarece o médico veterinário Hedivardo Otoni, fiscal agropecuário da Adeal.
O fiscal explica que durante a desinfecção paredes, piso, baias, todas as instalações do evento são pulverizadas com uma solução a base de iodo e água. “Concluído o procedimento é necessário um período de descanso de no mínimo 72h, só então o parque estará pronto para receber os animais”, diz.
A desinfecção deve ser feita antes de todos os eventos com aglomeração de animais e tem que ter a orientação e supervisão de técnicos da Adeal. “Para que todas as medidas de segurança sejam realizadas, qualquer evento que aglomere animais tem que ser comunicado, com uma antecedência mínima de 30 dias, à Adeal. Sem isso, o evento corre o risco de ser interditado”, alerta Hedivardo.
Durante a Expoagro, serão tomados ainda outros cuidados para evitar a proliferação de doenças. Entre eles, está o acompanhamento pela Adeal da entrada e saída de todos os animais. A partir do dia 18, técnicos da Adeal estarão de plantão no Parque da Pecuária para garantir que nenhum animal participe da exposição sem os documentos sanitários necessários.
Uma das novidades para este ano é que além dos exames de anemia e mormo, os equídeos terão que apresentar atestado de vacinação contra influenza equina ou de não ocorrência da doença nos últimos 30 dias.
Já os caninos, que participam pela primeira vez da exposição, precisam de certificado de vacina contra a raiva e atestado sanitário, que pode ser emitido por um médico veterinário particular.
A Adeal lembra que todos os produtores que possuírem animais que participarão da Expoagro devem entrar em contato com a agência para tirar dúvidas a respeito dos documentos e procedimentos exigidos.
O contato pode ser feito em um dos escritórios da Adeal ou pelo telefone 0800 082 0040.










