Os professores Peter A. Diamond, do MIT, Dale T. Mortersen, da Northwersten University, Christopher A. Pissarides, da London School of Economics, receberam nesta segunda-feira (11) o Prêmio Nobel de Economia 2010.
O anúncio foi feito em Estocolmo, no início da tarde na Suécia, por volta de 8h no Brasil.
O comitê destacou as teorias sobre as dificuldades no mercado de trabalho estudadas pelos professores em um momento de crise econômica e desemprego em muitos países desenvolvidos. Mais especificamente, os professores estudaram a adequação entre a demanda e a oferta nesta área específica.
O trabalho dos três professores explica, através de modelos matemáticos, como fazer com que o processo de “casar” o trabalho “certo” com o trabalhador “certo” seja menos sujeito a “atritos” – ou seja, como tornar o período de busca de emprego, por parte de quem está desempregado, e da busca da empresa pelo trabalhador mais qualificado, o mais breve e o menos custoso possível. Isto foi o que chamou a atenção dos organizadores do prêmio, de acordo com comunicado difundido após o anúncio.
- Como todos sabemos, “casar” os compradores de imóveis com quem quer vender casas, ou desempregados em busca de trabalho com a vaga mais apropriada, pode ser um processo ineficiente. Os premiados neste ano com o Nobel de Economia criaram modelos matemáticos que oferecem a estrutura para estudar como esse processo ocorre no mundo real.
A teoria também se aplica a outros mercados em que há dificuldades para juntar “compradores” e “vendedores” - ou seja, pessoas que tem algo a oferecer e aqueles que tem interesse no que é oferecido.
Um exemplo é o mercado imobiliário: quem procura uma casa quer o imóvel mais adequado a suas conveniências (como número de quartos e preço atrativo); ao mesmo tempo pode haver no mercado alguém com um imóvel que atenda perfeitamente essas condições. Os modelos dos professores Diamond, Mortensen e Pissarides tentam mostrar como tornar esse encontro de interessados - um em comprar, outro em vender - o mais vantajoso possível para ambos.
Em transmissão do anúncio por sua página na internet, o comitê ainda mostrou uma entrevista ao vivo com um dos entrevistados, o economista Pissarides. Ele disse o que sentia no momento para uma jornalista presente.
- Surpresa, felicidade. Você não acredita que algo assim acontecerá até que eles liguem e digam que de fato aconteceu.
Pissarides disse que não sabe o que fará com o dinheiro ao responder a pergunta de outro jornalista presente. O economista, com a voz embargada de emoção, disse que irá celebrar, mas ainda não sabe como.