A polícia de Nápoles encontrou 12 coquetéis Molotov prontos para serem usados por grupos criminosos contra caminhões de lixo, disseram autoridades no domingo, quando um escândalo sobre coleta de lixo na cidade italiana se intensificou.
As bombas foram encontradas ao lado de uma estrada que leva ao aterro de Terzigno, uma cidade à sombra do Vesúvio, o centro de protestos sobre a coleta de lixo nas últimas semanas.
No domingo, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi disse que iria a Nápoles para discutir a crescente crise, mas ele rejeitou as críticas ao governo sobre o assunto, dizendo que ser responsabilidade da administração da cidade de Nápoles.
Durante as últimas semanas, os caminhões de lixo tiveram que operar sob proteção da polícia após uma série de ataques noturnos aos condutores. Vários veículos foram atingidos por bombas.
Centenas de moradores locais protestam contra o novo aterro em Terzigno, queixando-se do mau cheiro e possíveis riscos à saúde.
No entanto a polícia disse não acreditar que as bombas foram plantadas por manifestantes locais, mas por grupos criminosos envolvidos na indústria de disposição de lixo.
"Para mim, as pessoas por trás deste crime muito grave só podem ser criminosos", disse Filippo Bonfiglio, diretor de uma unidade de crimes de Nápoles que investiga o caso.