Os investimentos do governo do Estado na área de infraestrutura estão presentes nos quatro cantos de Alagoas, inclusive na região Norte. Além das ações de reconstrução, realizadas desde a enchente de junho, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), investe para ampliar o índice de saneamento básico e reduzir o déficit habitacional nos municípios da região.
Uma das obras desenvolvidas na região Norte de Alagoas é a Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de União dos Palmares. Serão implantados 10 km de rede de esgoto, somado a mais de 2 mil ligações domiciliares, além da construção de um laboratório para análise de água e esgoto, até então inexistente no município.
Ainda na área de saneamento, a Seinfra realiza obras para a ampliação da rede de abastecimento de água nos municípios de Paripueira e de Jacuípe. “É importante destacar que o Estado busca inserir a mão de obra local em todos esses projetos, gerando emprego e renda para a população, além do desenvolvimento ambiental”, diz o secretário da Infraestrutura, Fernando Nunes.
Habitação - Buscando reduzir o déficit habitacional de Alagoas, o governo de Alagoas também investe na construção de moradias populares na região Norte. Em Joaquim Gomes, por exemplo, destaca-se o projeto habitacional destinado a 35 famílias indígenas da comunidade Wassu Cocal, também acompanhadas pelos trabalhos técnico-sociais da Seinfra.
“O diferencial em Alagoas é este: as obras de infraestrutura são desenvolvidas paralelamente aos trabalhos sociais, pois o desenvolvimento precisa ser sustentável. Esses trabalhos incluem palestras e oficinas de educação ambiental, no caso dos projetos de saneamento, e educação sanitária e convívio urbano, no caso das obras de habitação”, explica Fernando Nunes.
Também no setor habitacional, a Seinfra concretizou convênios com 18 municípios alagoanos, repassando cerca de R$ 10 milhões do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para a construção de moradias populares. Entre os municípios atendidos, estão Flexeiras, Campestre, Paripueira, Coqueiro Seco e Ibateguara.
Reconstrução - Dentro do Programa da Reconstrução, instituído pelo governo do Estado após a enchente que deixou 19 municípios alagoanos em estado de emergência ou calamidade pública, a Seinfra preside o Comitê de Análise de Projetos Habitacionais, responsável por agilizar o processo de aprovação e contratação das casas a serem reconstruídas nos municípios atingidos.
Até agora, o comitê já aprovou a construção de 7.846 casas, em nove municípios. Entre eles, estão São José da Laje (1.006 unidades aprovadas), Jacuípe (288) e União dos Palmares (2165). A agilidade na aprovação dos projetos permitiu o início das obras em quatro municípios: Rio Largo, Quebrangulo, Cajueiro e União dos Palmares. No total, cerca de 18 mil casas serão reconstruídas em Alagoas.









