A apresentadora Hebe Camargo e o músico João Donato estão entre os premiados do Grammy Latino 2010, segundo anunciou hoje a Academia Latina de Gravação.

O músico brasileiro se destacou por suas composições instrumentais e fusões de funk, soul, jazz e ritmos afro-cubanos, enquanto Hebe se consagrou na televisão no comando de vários programas de sucesso, apresentando centenas de músicos nacionais e internacionais ao Brasil.

Nomes como o de Armando Manzanero, Las Hermanas Márquez, Joseíto Mateo, Jorge Oñate, Susana Rinaldi, Manuel Bonilla e Juan Carlos Calderón também estão entre os premiados.

Outro homenageado será Jorge Oñate, compositor de 46 álbuns, dos quais 25 lhe renderam disco de ouro.

Com ele também serão premiados a afamada cantora argentina Susana Rinaldi, o grupo cubano Las Hermanas Márquez e o dominicano Joseíto Mateo, o "Rei do merengue", que aos 92 anos ainda segue carreira.

Entre os premiados, haverá lugar para um europeu, o compositor espanhol Juan Carlos Calderón, que compôs para artistas como Julio Iglesias e Luis Miguel.

"Em 2010 damos início a uma nova década do Grammy Latino, mas mantemos a tradição de homenagear e reconhecer o talento inovador de indivíduos que, ao longo de sua carreira, enriqueceram a música latina", afirmou no comunicado Gabriel Abaroa Jr., presidente da academia.

A entrega dos prêmios será em uma cerimônia particular no dia 10 de novembro no Hotel Four Seasons, de Las Vegas, como parte das celebrações do Grammy Latino.