Assessoria PMPI
A Secretária de Meio Ambiente de Palmeira dos Índios, Anna Luisa França, apresentou para diretores e coordenadores das escolas municipais o Programa “Alagoas Menos Dois Graus”, que busca através de patrocínio, distribuir de forma gratuita, para as Prefeituras que atendam as normas do Programa, mudas prioritariamente nativas, produzidas no Centro de Produção de Mudas do IPMA, e distribuídas com autorização do Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual.
Palmeira dos Índios atendeu as exigências do Programa e recebeu 1000(mil) mudas de árvores de espécies nativas, e já iniciou o plantio no início deste mês. Anna Luisa enfatizou para os diretores presentes “que uma das diretrizes do programa é a EDUCAÇÃO AMBIENTAL com as crianças, como forma de incentivá-las a preservar o meio ambiente, aprendendo a plantar e a cuidar das arvores existentes.
“Por isso, estamos incluindo as escolas neste processo, oferecendo mudas as interessadas, mas sempre salientando sobre a responsabilidade com o cuidado das mesmas, pois o programa requer um planejamento para que se evite o desperdício destas mudas”.
Importância do Programa
O Programa Alagoas Menos Dois Graus visa à arborização das áreas urbanas dos Municípios alagoanos, priorizando o plantio de árvores da flora brasileira, buscando com isso a melhoria da qualidade de vida das comunidades, além de contribuir com o resgate do carbono para minimizar o aquecimento global.
A arborização urbana não só contribui para o embelezamento das cidades, como também, melhora a qualidade de vida das comunidades, transformando os bairros em locais com melhores condições de habitabilidade, propiciando melhor conforto para quem reside e para quem transita.
O Brasil possui a flora mais rica do planeta, com árvores adequadas para a arborização urbana, sejam elas para serem plantadas em calçadas, praças ou quintais. Algumas delas com intensa floração ou adequadas para o sombreamento. Privilegiar essa situação, priorizando o plantio com árvores nativas de Alagoas e do Brasil, tem alem de tudo um fim educativo com a divulgação de nossa flora nativa e necessidade de sua conservação, pois “é necessário conhecer para preservar”.