Aumenta o número de Creas nos municípios

02/09/2010 09:26 - Interior
Por Redação

Prefeitos de 25 municípios alagoanos terão uma semana para comparecer à sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social para assinar o termo de adesão ao convênio de repasse de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

No último dia 23, em reunião do conselho do Fecoep, foi aprovada a ampliação do projeto dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que fazem parte do cofinanciamento estadual.

O projeto visa a adição de cinco Cras ao convênio firmado entre Estado e municípios, que garante o repasse dos recursos para aquisição de equipamentos e/ou pequenas reformas. Além disso, foi aprovado o projeto de expansão dos Creas. Os recursos, R$ 20 mil por unidade, serão utilizados na estruturação dos serviços oferecidos.

Segundo a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, o convênio para cofinanciar a política de assistência foi uma grande vitória desta gestão.

“Estamos transferindo recursos para a política de assistência e com certeza isso é um passo para a diminuição da pobreza no Estado. Com estes novos Creas, a gente pretende melhorar a prevenção e o atendimento dos usuários de drogas e suas famílias”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, os municípios vão receber recursos mensais do governo federal para a manutenção desses centros e o governo do Estado está cofinanciando a parte de estruturação dos Creas para que possam atender da melhor forma possível a população.

Os Creas atendem jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (pequenas infrações), mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, idosos que sofreram algum tipo de violência ou abuso. Essas pessoas procuram os Cras e os Creas e dependendo do problema são encaminhadas para o atendimento que o caso requer.

Cada Creas trabalhará com um advogado, um assistente social e um psicólogo. Com esta nova adição, o Estado de Alagoas passa a ter 48 Centros Especializados de Assistência Social.

O prefeito de Igaci, Antonio Barbosa, compareceu já no primeiro dia e destacou a importância dos equipamentos sociais. “A situação vem se alastrando em todo o país, principalmente o crack. Como Igaci é um município pequeno, os maiores problemas são com maconha e alcoolismo. Esse recurso chega em boa hora para que a gente se estruture, vem para viabilizar o apoio. Dar esse suporte psicológico às pessoas que mais precisam é fundamental”, explicou.

Já o prefeito de São José da Laje, Márcio Lyra, destacou o grande empenho do governo do Estado no combate às drogas. “Todo esse apoio que nos vem sendo dado para melhorar a política de assistência no nosso município é bem vindo, fico feliz em saber que o Governo se preocupa com esta questão das drogas que está acabando com os jovens do país inteiro”, desabafou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..