Além de predisposição genética, as olheiras podem aparecer por causa de má alimentação, noites maldormidas, estresse, TPM, baixa resistência do corpo, excesso de bebidas alcoólicas, entre outros.
Nenhuma mulher está livre disso. As mais branquinhas sofrem por ter a pele bem fina, o que deixa os vasinhos aparentes. Já as morenas podem ter um acúmulo de melanina (proteína responsável pela pigmentação) e ficar com a região dos olhos escurecida.
Vilãs de um visual saudável, as olheiras deixam o rosto com uma aparência cansada e envelhecida.
Mas as origens do problema não param por aí. Quem sofre de rinite ou sinusite alérgica apresenta uma grande congestão nessa área do rosto. Alterações hormonais da gravidez e da amamentação e a própria menstruação também incham e mudam o tom das pálpebras. Sem contar o excesso de álcool, o cigarro, noites maldormidas e alimentação desequilibrada, que afetam não só os olhos, mas a saúde como um todo.
Para devolver o frescor de uma boa noite de sono:
• aposte em cremes contra olheira à base de aloe vera, arnica, hamamélis, tília, camomila, vitaminas C e E. Essas substâncias melhoram a circulação, descongestionam e clareiam. Em casa, os cremes devem ser aplicados em movimentos circulares, no sentido horário, seguidos de leves batidinhas na região. Massagens com profissionais especializados e aparelhos específicos também podem ser feitas em clínicas e dermatologistas. Em casos mais avançados, a cirurgia para a retirada das bolsas e da pele flácida pode ser necessária
• tratamentos como peeling de ácido tioglicólico e laser surtem bons efeitos. O primeiro é indicado para quem tem olheiras muito profundas e crônicas, já que o ácido é usado em altas concentrações. Já o feixe de luz do laser melhora a circulação da área e, conseqüentemente, suaviza as manchas.
• Não saia de casa sem um corretivo. Ele é o melhor pronto-socorro que já inventaram quando o assunto é disfarce.
As tradicionais receitinhas caseiras também funcionam: água boricada, chá de camomila, pepino, cremes de arnica ou castanha da índia… Muitas substâncias naturais possuem real ação calmante e antiinflamatória, mas o principal é que elas sejam usadas sempre geladas, pois a temperatura fria é a responsável pela constrição dos vasos.
Está escrito
Cristiana Arcangeli em seu livro Beleza para a Vida Inteira recomenda deixar o creme para o contorno dos olhos na geladeira. Segundo ela, quando gelado, o produto diminui o aspecto inchado dos olhos.
De acordo com o dermatologista Otávio Macedo no livro A Construção da Beleza, hidratar a região dos olhos com cremes específicos, com vitamina K, C ou com ácido retinóico ou glicólico, assim como com polifenóis (chá-verde) é fundamental para sanar o problema.