Duas pesquisas estão prometidas para serem lançadas nesta terça-feira (24). Mas, o que se espanta, é o financiamento delas: todas as duas são ‘encomendadas’ pelas organizações Arnon de Melo. Em consulta ao site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as duas pesquisas – uma realizada pelo Ibope e outra pelo GAPE - já estão registradas e aguardam o ‘decurso de prazo’ para serem divulgadas.
Uma análise mais detalhada acerca delas, pode-se constatar algumas diferenças pontuais. A primeira está no período de realização. Enquanto que a amostragem, realizada pelo GAPE, será feita em apenas um dia – nesta segunda-feira (23) -, a pesquisa do IBOPE está sendo realizada desde o dia 19 e deve ser concluída no dia de sua divulgação, terça-feira (24).
Já com relação ao número de entrevistados, enquanto o instituto de pesquisas do jornal Gazeta de Alagoas promete abordar 1055 eleitores, a consulta financiada – em parceria com a rede Globo de Televisão – se resume a um universo de 812 pessoas. Talvez aqui se concentre a diferença primordial entre as duas: a encomendada pela TV Globo só será divulgada no Jornal Nacional, enquanto que a do GAPE será divulgada em no âmbito estadual.
O valor delas merece destaque. A pesquisa realizada pelo instituto local está orçada em R$ 12 mil. Enquanto a do Instituto Nacional deve custar R$ 39.788. Agora é esperar para ver o resultado das duas: esta terça-feira será decisiva e promete surpresas.

