Israel responsabiliza o Líbano e o Hamas pelos ataques que ocorreram em seu território nesta semana e continuará a responder por meio de força à violência, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta quarta-feira.

"Eu quero deixar claro ao Hamas e ao governo libanês que os consideramos responsáveis pela violenta provocação contra nossos soldados", disse Netanyahu em discurso televisionado.

"Nossa política é clara. Israel responde e continuará respondendo com força a qualquer ataque contra seus cidadãos e soldados", acrescentou.

Quatro pessoas, incluindo um militar israelense de alta patente, morreram em um raro tiroteio na fronteira entre Israel e o Líbano na terça-feira.

Na segunda-feira, um ataque com foguetes de curta distância a partir do Sinai, no Egito, atingiu um porto israelense e um jordaniano no Mar Vermelho, matando um homem na Jordânia. Netanyahu disse que os ataques foram realizados pelo grupo islâmico palestino Hamas.

"Quero deixar claro que o uso de um território pertencente a um terceiro Estado pacífico para lançar foguetes contra Israel não ajudará o Hamas a fugir da responsabilidade", disse ele. O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, negou qualquer envolvimento com o ataque de segunda-feira.