Desde que passou por uma cirurgia de redução de estômago em setembro de 2009, o apresentador Fausto Silva, 60 anos, já emagreceu quase 40 kg. Sua figura está bem mais enxuta do que os 132 kg que exibia antes. Segundo declarou em entrevistas, já chegou a ultrapassar os 150 kg. O tipo pesado foi uma de suas marcas registradas durante toda a sua carreira. E ainda é, tanto que seu apelido é no aumentativo, Faustão.

Os quilos a menos, no entanto, não significaram mudança no seu visual. O apresentador continua usando camisas chamativas, calças de cintura alta marcadas pelo cinto, usado na altura do umbigo. "Ele poderia ficar mais estiloso, seu estilo é o esportivo clássico, mas é muito conservador, já cansou", afirmou a personal stylist Titta Aguiar, autora do livro "Personal Stylist - Guia para Consultores de Imagem", da editora Senac.

É ele próprio quem escolhe suas roupas, e se veste igual também fora das telas. Vaidoso, já contou a jornalistas que faz compras fora do Brasil, principalmente em Roma, onde adquire calças, camisas e sapatos. Mas, apesar do investimento, segundo especialistas de estilo, o apresentador não repete na moda o mesmo sucesso que faz na TV. Confira como Faustão e outras pessoas que perderam tantos quilos poderiam modernizar o visual e os erros que não deveriam cometer.

Os erros:

1.Usar camisas, malhas ou camisetas com listras horizontais, que realçam ainda mais o excesso de peso.
2.Vestir camisetas marcando a barriga saliente. ¿É o maior pecado dos barrigudos insistir na camiseta justa e nas estampas grandiosas¿, escreveu a consultora Gloria Kalil no livro ¿Chic Homem¿.
3.Jamais usar camiseta para dentro da calça com cinto. A peça é muito informal e deveria ser usada para fora da calça ou sem o acessório. ¿Camiseta é uma roupa informal. Portanto, use-as sempre por fora da calça e na proporção correta para que não fiquem compridas ou curtas demais¿, disse a especialista na publicação.
4.Afivelar o cinto exatamente na altura da barriga para não chamar ainda mais atenção para ela, como dizia o jornalista de moda masculina Fernando de Barros, já falecido.
5.Usar camisas com estampas floridas, xadrezão, listras largas, bolas e todas as padronagens graúdas.
6.Não usar calças tão ajustadas.
7.Evitar paletós de abotoamento duplo que deixam a silhueta mais larga.
8.Prestar atenção à modelagem das camisas de manga curta, que não devem ser largas demais e nem ter as mangas muito compridas.

Sugestões:

1.Trocar as calças justas por outras com uma ou duas pregas que ajudam a disfarçar os quilos extras. Pequenas pregas servem para quem tem um pouco de barriga já que dão folga ao tecido da calça e disfarçam os quilos a mais. Tome cuidado para que o detalhe não deixe a peça folgada demais para não dar a impressão de ser um balão.
2.Não usar camisetas curtas, justas e de cores claras.
3.Apostar numa camisa esportiva com fralda mais longa atrás, por fora da calça.
4.Vestir looks monocromáticos escuros.
5.Combinar um paletó de corte reto ao conjunto de calça e camisa.
6.Usar um paletó, de dois ou até de um botão, que ajudam a dar a impressão de silhueta mais fina.
7.Experimentar tecidos escuros que são mais eficientes do que os claros para afinar a aparência.
8.Evitar malhas caneladas e qualquer outra roupa aderente ao corpo.
9.Comprar calças que sirvam na cintura. Os modelos devem ficar confortáveis na região. As outras medidas, como largura, gancho, barras, tudo pode ser ajustado.
10.Ao optar por camisas de mangas curtas, preste atenção à altura delas, que não deve ultrapassar os cotovelos.
11.Apostar na combinação blazer com camisa polo por baixo, ou até mesmo uma camiseta branca, segundo Titta Aguiar.
12.Trocar os sapatos clássicos por mocassins ou sapatênis coloridos.
13.Trocar os jeans clássicos por versões com lavagens mais modernas