Agora na sua décima semana, o vazamento de petróleo nos Estados Unidos já custou à responsável, a Bristish Petroleum, US$ 2 bilhões (cerca de R$ 3,5 bilhões).
A BP diz que já pagou mais de US$ 100 milhões aos prejudicados pelo desastre, no total, 64 mil demandas já foram feitas, totalizando US$ 600 milhões. E o valor só faz subir enquanto o governo Obama e a empresa tentam, sem sucesso, conter o vazamento.
O administrador do fundo de US$ 20 bilhões criado para compensar as vítimas do vazamento, o advogado Kenneth Feinberg, prometeu, nesta segunda-feira, acelerar o pagamento das indenizações.
O fundo para indenizar as vítimas foi definido na semana passada após reuniões entre Obama e a cúpula da petroleira britânica. A empresa operava a plataforma Deepwater Horizon, que no dia 20 de abril explodiu e afundou, matando 11 funcionários e dando início ao vazamento de petróleo no Golfo.
Desde o desastre, as ações da BP já perderam metade no valor e, nesta segunda-feira, fecharam em queda de 2,2% na Bolsa de Londres.
As estimativas mais recentes são de que até 60 mil barris de petróleo estejam vazando por dia do poço danificado, localizado a cerca de 1,5 km de profundidade. Um dispositivo colocado pela BP para tentar conter o vazamento conseque, até agora, coletar menos da metade desse volume.