Roberto Gonçalves
 

O programa Sombra e água Viva foi inspirado no projeto Água Viva com o objetivo de conscientizar a população rural sobre a importância da preservação das nascentes através da participação do homem. O reflorestamento das áreas degradadas está incluído no projeto além de capacitar o agricultor para manter de forma saudável essa nova fonte de água limpa e pura.
Este projeto lançado no Paraná pela Cooperativa Agro Pecuária de Cascavel – Coopavel foi implantado em Alagoas pelo presidente da Cooperativa Agro Pecuária de Palmeira dos Índios –Carpil, Luciano Monteiro, atualmente secretário municipal de Agricultura de Palmeira dos Índios.
O programa conta com o apoio do prefeito James Ribeiro (PSDB) e do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos através do titular da pasta, Alex Gama.
Este trabalho desenvolvido pelo titular da pasta municipal de Agricultura, Luciano Monteiro, lhe garantiu o premio Destaque Ambiental 2010. Em Alagoas, cinco pessoas ligadas à defesa da Natureza e do Meio Ambiente foram contemplados com o premio.
Para isso, nesse primeiro momento, Gama colocou em tramitação dentro da sua pasta um projeto que prevê a recuperação, até dezembro deste ano, de 400 nascentes espalhadas em 20 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe. Esse rio nasce no município de Palmeira dos Índios. A verba, da ordem de R$ 600 virá do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Na ultima quinta-feira, 10,em Palmeira dos Índios, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alex Gama, doou a representantes da comunidade Sítio Amaro na região serrana do município sete caixas d’água – sendo duas de 5 mil litros e cinco de mil litros além de mangueiras e uma bomba de captação hidráulica.

A iniciativa é uma contribuição ao programa de recuperação de nascentes batizado com o nome de Sombra e Água Viva, capitaneados pelos secretários de Meio Ambiente e de Agricultura de Palmeira, Anna Luiza França e Luciano Monteiro, respectivamente.

O secretário Alex Gama, que participou do lançamento do programa na serra do Candará, em abril deste ano, decidiu apostar na idéia e vai replicá-la para todo o Estado. Para isso, nesse primeiro momento, já colocou em tramitação dentro da sua secretaria um projeto que prevê a recuperação, até dezembro deste ano, de 400 nascentes espalhadas em 20 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe. A verba, da ordem de 600 mil reais, virá do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

O secretário ressaltou a importância dos comitês de bacias no processo de melhorias ambientais, sobretudo na proteção aos recursos hídricos, a fim de se garantir água de qualidade para as comunidades localizadas na zona rural com um custo reduzido.

De acordo com o assessor técnico da Semarh, Carlos Góes, a estimativa é que o programa beneficie diretamente cerca de 14 mil famílias, que utilizam a água para beber, regar suas hortaliças, entre outras atividades na agricultura familiar. O cálculo é que uma nascente salva pode levar água de qualidade a mais de 35 famílias. Até o momento, 20 desses mananciais já foram recuperados, sobretudo na região serrana, pela Prefeitura de Palmeira, em parceria com as cooperativas Carpil e Coopavel, Universidade Estadual de Alagoas - Uneal e o Colégio Cristo Redentor. Um estudo em andamento está mapeando todas as nascentes do município e está sendo realizada pelos estudantes com a coordenação da professora Josefa Adriana.

O programa Sombra e Água Viva pode fortalecer a agricultura familiar, mantendo o homem no campo a partir da viabilização de pequenos projetos de irrigação para a produção de hortaliças, frutas e legumes em toda região. Outras metas do programa, idealizado em 1996 pelo ambientalista Pedro Josino Diesel, em Martelandia, no Paraná, visam o reflorestamento das serras e de matas ciliares com espécies da flora natural.