A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou as operações desta terça-feira (8) no campo positivo. Os investidores repercutem a divulgação dos dados sobre o desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre de 2010. Segundo o IBGE, houve expansão de 2,7% na comparação com o trimestre anterior.
Por volta das 10h40, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, subia 0,83%, aos 61.692 pontos.
Além dos dados do Produto Interno Bruto, os investidores nesta terça-feira parecem estar dispostos a buscar uma recuperação, de olho na fala do dirigente do banco central dos EUA, Ben Bernanke.
Bernanke afirmou que espera a continuidade da recuperação econômica, mas a um ritmo moderado, e que vê o segmento privado substituindo o setor público como motor da retomada dos Estados Unidos. Embora a previsão seja de tempos difíceis para a economia americana, ele praticamente descartou uma nova recessão.
Sobre a Europa, Bernanke destacou o compromisso dos políticos europeus em evitar o colapso da Grécia ou de outro país da região. Em referência ao recente plano de resgate acertado pela União Europeia, Bernanke disse que há "um monte de dinheiro suficiente para cobrir as necessidades da Grécia, Portugal e Espanha durante vários anos".
Contrastando com as declarações mais otimistas de Bernanke, a agência de classificação de risco Fitch Ratings alertou sobre o "desafio fiscal formidável" enfrentado pelo Reino Unido e ressaltou que é necessário cortar o déficit orçamentário mais rapidamente.
Entre os ativos de maior peso na carteira, Petrobras PN aumentava 0,84%, para R$ 29,77; Vale PNA tinha alta de 0,55%, a R$ 40,05; Itaú Unibanco PN operava com valorização de 0,51%, a R$ 33,38; BM & FBovespa ON apresentava acréscimo de 0,08%, a R$ 11,74; e Gerdau PN se apreciava em 0,77%, a R$ 23,48.
Na véspera, o Ibovespa recuou 0,80%, para 61.182 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 4,953 bilhões.