Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no Brasil, além de aproximar estas questões do cotidiano escolar. Este é o principal objetivo da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A ação procura promover novas práticas científicas e institucionais para que possam emergir abordagens integradas, diferentes das que costumam tratar da saúde e do meio ambiente de maneira desarticulada. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de junho.

A olimpíada procura ainda incentivar a realização de projetos que possam contribuir para a melhoria das condições ambientais e de saúde; estimular a capacidade de reflexão e a criatividade dos alunos, estimulando-os a intervir no meio socioambiental; despertar o interesse pela ciência e tecnologia, tornar mais forte o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar.

De acordo com Walnyce Miranda, gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), a olimpíada procura promover a valorização e a difusão do conhecimento científico, tecnológico, pedagógico e contribuir para o processo de formação de cidadania. “A intenção é aumentar o valor do trabalho do professor que desenvolve atividades exemplares, criativas e inovadoras na escola; e estimular o trabalho pedagógico da escola”, destacou.

A olimpíada é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente incentiva a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de tornar o conhecimento científico mais próximo do cotidiano escolar.

Inscrição - Cada trabalho inscrito na olimpíada deve ser original e inédito, além de abordar temas relacionados à saúde e meio ambiente. Ele deve ser desenvolvido no ano corrente da competição por um aluno ou um grupo de alunos, de uma escola da rede de ensino brasileira e ter a coordenação de um professor responsável.

O trabalho deve ser inscrito até o dia 7 de junho em uma das duas categorias: Ensino Fundamental ou Ensino Médio e atender a uma das três modalidades: Produção Audiovisual, Elaboração de Texto ou Projeto de Ciências. As inscrições dos trabalhos devem ser feitas por um professor responsável pelo desenvolvimento do projeto na turma ou escola.

Outros detalhes sobre a 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente podem ser encontrados no site http://www.olimpiada.fiocruz.br.