Os 120 profissionais selecionados por meio de edital para prestar orientação aos agricultores familiares de Alagoas serão capacitados a partir da próxima segunda-feira (7), no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Carpina (PE).
Todos os selecionados vão atuar na modalidade de bolsistas pelo período de um ano, podendo haver prorrogação por igual período. Segundo a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Rita de Cássia, essa será uma qualificação de nivelamento e também é eliminatória.
“A equipe é multidisciplinar e vai passar por um Curso de Formação Inicial para Agentes de Ater, no qual ela vai conhecer as políticas públicas estaduais e federais voltadas para a agricultura familiar”, explicou Rita de Cássia.
“A capacitação só acaba no dia 25 de junho, e em julho todos os técnicos bolsistas já estarão no campo prestando orientação e assistência aos agricultores familiares”, destacou a superintendente.
Entre os profissionais selecionados, estão: técnicos agropecuários, engenheiros agrônomos, engenheiros de pesca, zootecnistas, veterinários, assistentes sociais, nutricionistas, profissionais de economia doméstica e administradores.
Capacitação – Os bolsistas serão capacitados em diversos temas com foco na Política Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (PNATER). Os principais temas são: análise da economia alagoana; resgate histórico-crítico sobre a extensão rural; desenvolvimento rural sustentável; segurança e soberania alimentar sustentável.
Também serão passadas orientação sobre o enfoque de gênero nas ações de Ater; apoio à comercialização da agricultura familiar; crédito rural; agroindústria; agroecologia: fundamentos e princípios; etnodesenvolvimento e Ater indígena; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável; Programa Alagoas Mais Leite; fundamentos pedagógicos e metodologias participativas.
Os facilitadores da capacitação são técnicos da Emater de Minas Gerais, da Emater do Amazonas, da Emater do Pará, do Centro de Formação 8 de Março, do Rio Grande do Norte, do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, de Pernambuco, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da própria Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
“As três superintendências da Seagri são parceiras do treinamento, além da Coordenação de Gestão de Pessoas”, lembrou Rita de Cássia.
A concessão de bolsas aos 120 técnicos faz parte de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o governo do Estado, por meio da Seagri e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Mais informações: (82) 3315-1372 / 3315-1389.