Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Braskem está com uma programação especial, que terá continuidade neste feriado. Na quinta e sexta-feira, respectivamente 3 e 4 de junho. Com visitas já programadas de escolas públicas e privadas. Para este ano, a expectativa é receber cerca de 5000 alunos. Os alunos das escolas ao chegarem são recepcionados pelos músicos do projeto Claves de Som, formado por aprendizes do Pontal, projeto apoiado pela Braskem. Depois as crianças vão até a mini-trilha, onde será realizado o plantio de mudas por cada escola. Os alunos também poderão ver alguns dos animais existentes no local como macaco-prego, cutia, raposa, jacaré, ema e pavão. As crianças serão recepcionadas também por animadores infantis, receberão pipoca e algodão-doce e posteriormente serão conduzidas a uma rápida sessão de um filme de desenho animado baseado no livro a ser lançado sobre o Cinturão Verde.
A Braskem atuando dentro dos princípios de sua política de sustentabilidade e preservação ambiental realiza anualmente a Semana do Meio Ambiente no Cinturão Verde, recebendo a visita de diversas escolas municipais e estaduais. A versão de 2010 da Semana teve seu início dia 29 de maio, com a entrega do prêmio Octávio Brandão de Jornalismo e irá até dia 12 de junho. Essas ações são voltadas a educação ambiental das crianças que tem um dia de aprendizado e passeios pela reserva ambiental.
Localizado no bairro do Pontal da Barra, ao lado da fábrica de Cloro-Soda da Braskem, o Cinturão Verde é uma reserva ecológica reconhecida pelo IBAMA e que conquistou da UNESCO o selo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O projeto é mantido pela Braskem, possui uma área de cerca de 20 hectares de Mata Atlântica e atualmente tornou-se também um Centro de Educação Ambiental, onde são ministrados cursos de hidroponia, paisagismo e apicultura.
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 29 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.