O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) reagiu às críticas feitas na segunda-feira (31) pelas principais centrais sindicais do país ao pré-candidato do partido à Presidência, José Serra. Para o parlamentar, os sindicalistas são "discípulos" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Eles são discípulos do Lula, seguidores do Lula, tanto que as centrais foram beneficiadas com recursos do imposto sindical. São assalariadas do governo.

 

Ontem, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical, e o titular da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Arthur Henrique da Silva Santos, lançaram duras críticas a Serra durante a assembleia nacional realizada pela CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) em São Paulo. Além disso, pediram votos abertamente para a petista Dilma Rousseff, adversária do tucano na disputa pelo Planalto.

Para Madeira, é "lamentável" que, por sua relação simbiótica com o PT, os sindicalistas tenham "perdido a capacidade de isenção".

- Eles não sabem separar a política das entidades representativas de segmentos do trabalho. Acho lamentável que eles tenham perdido a capacidade de isenção.

O deputado atribuiu aos dirigentes sindicais uma "desonestidade intelectual" pelos ataques diretos à campanha tucana, especialmente por afirmar que Serra "tiraria os direitos do trabalhador", frase dita por Paulinho durante seu discurso.

Nesta terça-feira (1), as cinco centrais sindicais - Força, CUT, CTB, CGTB e Nova Central - realizam no estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. A organização do evento espera a participação de 30 mil pessoas.