O ator e apresentador Luigi Baricelli resolveu usar sua imagem para além da telinha do “Vídeo Show”. Há três meses ele passou a ajudar a ONG Portal Kids na busca das crianças e adultos desaparecidos com o “Projeto desaparecido”.
Baricelli tomou conhecimento do Portal Kids, do Projeto Mães do Brasil, através do “Criança Esperança”, quando a ONG participou do programa da Rede Globo em 2005. Encantado com o trabalho desenvolvido pela entidade há 11 anos, Luigi virou embaixador da instituição.
“Costumo dizer que não fui eu que abracei o projeto e, sim, o projeto que me abraçou. Procurei a presidente do Portal, a jornalista Wal Ferrão, e disse que gostaria de ser o embaixador deles. Quero ajuda-los com minha imagem”, contou o ator.
Dentre os projetos que Luigi pretende colaborar, está o de encontrar patrocínio para publicar uma cartilha de prevenção ao sequestro e desaparecimento de adultos e crianças. A cartilha já está praticamente pronta. Com ilustrações da desenhista Mariana Massarani, ela será divulgada virtualmente no site que o ator irá lançar dentro do Projeto desaparecido e também no do Portal kids. A intenção é também imprimi-la e distribuí-la nas comunidades e escolas.
“É preciso antes de tudo atuar na prevenção. As informações contidas na cartilha ajudarão a população a agir para evitar o desaparecimento. Esse é o primeiro passo”, disse Luigi.
Ele também pretende encontrar ajuda para trazer ao Brasil um software que já é muito utilizado em países como a Inglaterra e Israel. O programa de computador permite o reconhecimento facial da imagem da pessoa e o envelhecimento do retrato de quem está desaparecido há muitos anos.
“O software será instalado em catracas de aeroportos, rodoviárias, estádios de futebol... e as imagens serão remetidas a instituições que atuam na busca de crianças desaparecidas. É uma ideia antiga do Portal Kids que pretendo ajudar a concretizar."