Roberto Gonçalves

Técnicos do Sebrae apresentaram os resultados no cenário de atuação em Palmeira dos Índios no período de 2009/2010 em parceria com a Prefeitura do município. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório do Sindlojas e contou com a presença da vice-prefeita Verônica Medeiros, que representou o prefeito James Ribeiro (PSDB) que teve que participar de uma audiência com o superintendente da Caixa em Maceió e do secretário municipal da Indústria e Comércio José Gilton.
Uma das principais ações do órgão em Palmeira dos Índios foi à comercialização dos produtos e a geração de emprego do público alvo no objetivo do desenvolvimento da cadeia produtiva. No município são 22 empreendedores, quatro formalizados e 18 informais. A redução da informalidade é uma das metas do Sebrae em Palmeira dos Índios na busca da capacitação e o associativismo.
De acordo com Everaldo Figueiredo, gerente de carteira de indústria do Sebrae foram ministrados cursos na área de gestão financeira e formação de preço e venda, relacionamento interpessoal. O objetivo foi o fortalecimento da organização coletiva e o aumento da visão empreendedora do empresário.
Foi anunciada a realização de cursos de capacitação técnica em máquina de costura e vai oferecer 16 vagas. Já estão programados seis cursos para Palmeira dos Índios para formação de mão de obra qualificada. Com o aumento da produção o município carece de mão de obra qualificada para atuar no pólo têxtil.

Pólo têxtil

Após a realização do 1º Workshops em março do ano passado coordenado pela vice-prefeita Verônica Medeiros e a parceria firmado com o Sebrae os resultados foram positivos e produtivos para Palmeira dos Índios, sobretudo na sua principal vocação, o pólo têxtil. O pólo têxtil de Palmeira dos Índios produziu 13 mil uniformes para os estudantes da rede municipal de ensino que foram distribuídos gratuitamente aos estudantes da rede municipal. Essa atividade garantiu emprego e renda na atividade.
Uma das metas este ano será a inserção dos produtos de cama, mesa e banho produzidos no pólo têxtil do município além de eventos de decoração e arquitetura. Aprovação de recursos estaduais para aquisição de maquinário especifico para produção. Compra em conjunto de aviamentos e tecidos e a venda coletiva para a Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios. Dos 102 municípios alagoanos apenas 09 participam desse projeto em parceria com o Sebrae. As técnicas do Sebrae Luciana Calheiros e Mariana Amorim passaram as informações técnicas para o publico alvo no encontro.