Um grupo de 80 costureiras do interior São Paulo é responsável pelos produtos oficiais de Alice no País das Maravilhas no Brasil. A ONG Orientavida foi escolhida pela Disney e hoje aproveita o sucesso do novo filme sobre a personagem criando almofadas, porcelanas, bonecas e mais uma série de itens, todos feitos a mão.
A infinidade de peças foi criada pela artista Ana Strumpf. Ela conta que recebeu o convite da Disney para criar produtos sobre qualquer dos personagens da empresa. Veja alguns dos produtos
- Escolhi a Alice porque eu adoro a história e porque sabia que um novo filme ia ser lançado.
A fundadora da ONG, Maria Celeste Chad, se orgulha da escolha.
- Foi muita sorte. Eu agora fiquei apaixonada pelo filme. O Tim [Burton, diretor do filme] foi o salvador da lavoura.
Segundo Cecília, o sucesso do filme aumentou as vendas, feitas no site da ONG e numa feira na região de Potim, sede do projeto. Ela se empolga ao dizer que no projeto nunca teve tanta visibilidade durante os dez anos em que existiu.
- Saímos em vinte revistas só esse mês!
Ao todo, a Orientavida atende 300 famílias de Potim e entorno. A entidade dá aulas de bordado, tricô e costura para as mulheres interessadas. O objetivo é aumentar a renda das participantes. Mais de 2.500 peças artesanais são produzidas todo mês, o que rende para as costureiras de R$ 200 a R$ 500.
Como os produtos são licenciados, uma parte do dinheiro das vendas vai para a Disney. A empresa seleciona a dedo quem pode usar seus personagens, revela Cecília.
- Teve auditorias aqui para ver o nosso trabalho. Passamos por um período de avaliação que durou uns dois meses.
Satisfeita com o resultado, Ana planeja continuar se inspirando nos personagens famosos.
- As costureiras adoraram. Nossa próxima ideia é usar os desenhos do Zé Carioca.










