Municípios alagoanos recebem orientações do MS sobre transparência financeira

29/04/2010 18:20 - Edmilson Teixeira
Por Redação

 

    

Termina neste sábado, o treinamento que o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), está ofertando aos municípios alagoanos que aderiram ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. A capacitação que teve início na última segunda-feira , na Faculdade Maurício de Nassau (Maceió/AL), conta com 63 municípios, entre gestores e profissionais farmacêuticos das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas.
“Essa é nossa primeira capacitação regional. Quando o Sistema foi produzido, realizamos um treinamento-piloto, em Brasília, com 16 municípios de diversas regiões do país. Mas, o que está acontecendo aqui é grandioso. Os participantes estão bastante interessados, comprometidos e empenhados. Alagoas é o Estado que, proporcionalmente, tem a maior adesão, seguido de São Paulo e Pernambuco”, analisa a consultora técnica da Coordenação Geral da Assistência Farmacêutica Básica do MS, Kelli Engler Dias, que ministra o treinamento.
A consultora do MS também explica que, com a implantação do Sistema, os gestores terão informações precisas sobre o perfil dos usuários e medicamentos ofertados. “Com isso, os municípios poderão otimizar os seus recursos, estabelecendo uma relação do custo e consumo”, complementa.
Com esse sistema os usuários do SUS poderão, agendar o dia de buscar os medicamentos de que precisam, garantindo, dessa maneira, o recebimento dos mesmos, bem como a continuidade de seu tratamento.
Lançado, em Brasília, no dia 3 de dezembro de 2009, esse sistema é um software livre para acompanhamento da utilização de medicamentos dos usuários do SUS. Permite, entre outras funcionalidades, a rastreabilidade dos medicamentos dispensados, o conhecimento do perfil de uso dos medicamentos, demanda atendida e não atendida, assim como a elaboração de indicadores de assistência farmacêutica para o planejamento, avaliação e monitoramento das ações.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..