O Seminário de Qualificação dos Fóruns de Educação e Diversidade Étnico-Racial Nordeste/Norte que acontece no estado de Alagoas, nos dias 06 e 07 de maio reunirá cerca de cem participantes, dentre professores, professoras, representantes quilombolas, movimento negro, acadêmicos, etc das regiões Nordeste e Norte, representantes dos Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnico-Racial .
O professor mestre Amilton Sá Barreto, coordenador do departamento de Relações raciais da Secretaria de Estado de Educação do Pará e representante do Fórum de Educação da Diversidade e Cidadania do Pará, ministrará oficina com o propósito de ensinar a fazer fazendo.
Como representante da SEDUC/PA e do Fórum Permanente do estado do Pará diz que a SEDUC saiu na frente de todas as outras secretarias de educação ao abrir o primeiro curso de pós-graduação para a qualificação de professores acerca do assunto, visando “sensibilizar o professor e estabelecer um novo olhar para a história do Brasil”. Ele também falou da necessidade de material didático-pedagógico, de acordo com a Lei Federal nº 10.639/03.
Representando Ministério da Educação, Leonor Franco de Araújo, da Coordenação de Diversidade, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade enfatiza que a institucionalização dos Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnicorracial permite a continuidade das ações independente da troca de gestores.
Na programação do Seminário constam as participações da equipe Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade, Valter Silvério da Universidade Federal de São Carlos /SP e a coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas/AL, Arísia Barros em oficinas de material didático, formulação de projetos e orientação sobre comunicação e Parcerias Estratégicas de Informação.
Jonh Land Carth, técnico em Assuntos Educacionais da SECAD/MEC ressalta que a participação no Seminário é restrita aos/as participantes dos Fóruns e convidados e inscritos com antecedência.