A Igreja Católica, envolvida em escândalos de pedofilia, deve estar "na posição de dizer que não tem nada a esconder", declarou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

"É hora da verdade, da transparência e da credibilidade", afirmou, durante uma coletiva sobre a comunicação na era digital, organizada pela Igreja Católica.

"O segredo e a discrição não são valores que fazem um favor à maioria. Devemos estar na posição de dizer que não temos nada a esconder", afirmou, citado pelas agências de notícias italianas.

No mês passado o Vaticano tinha reconhecido o caso de pedofilia em Arapiraca, o Cadaminuto apurou que um emissário do próprio Vaticano foi enviado e assistiu ostrês dias de realização da CPI da Pedofilia,produzindo um relatório sobre tudo que aconteceu.

O Bispo Dom Valério Breda já anunciou que os padres serão punidos e nesta semana o papa Bento XVI aceitou a renúncia de bispos envolvidos em casos de pedofilia, na Irlanda, Belgica e Estados Unidos.

O problema em Arapiraca é que pelo menos o Monsenhor Raimundo não parece disposto a reconhecer seus erros e pedir a renúncia, que seria a saída desejada por toda a Igreja,e todos eles devem passar por um processo de expulsão.

A declaração do porta voz do vaticano vem em um momento na qual importantes dirigentes da Igreja são acusados de ter protegido sacerdotes que supostamente cometeram abusos sexuais, enviando-os a outras paróquias ao invés de delatá-los à Justiça.

Este é o caso justamente do Monsenhor Raimundo que foi enviado da paróquia de Penedo, onde chegou a ser acusado pela comunidade, para Arapiraca onde supostamente fez a mesma coisa.

A Igreja parece disposta a punir deforma rigorosa todos aqueles que cometeram pedofilia, e os que se omitiram sobre ela.