Após três meses de confinamento no "Big Brother Brasil", Michel está retomando a rotina de diretor de criação de suas duas agências, em São Paulo, a Foreplay, que faz marketing de engajamento, e a Dickman's Designs, produtora de sites adultos.

"Estou tentando voltar ao trabalho, mas devido a esses compromissos (da vida pós-BBB), ainda estou um pouco distante", conta ele, que mantém o foco na publicidade, apesar de não descartar uma "oportunidade na TV se estiver relacionada ao trabalho".

A escolha de não viver como um típico brother recém-saído do programa - eventos, badalação, cachês - para retornar ao dia-a-dia de um escritório pode ir contra o sonho de muitos trabalhadores do Brasil. Mas a verdade é que a vida de Michel está longe de ser um eterno bater de cartão sufocado em um terno e gravata.

Um patrão liberal

A agência, localizada em uma casona no Jardim América, área nobre da capital paulista, é, segundo o próprio Michel, "um ambiente legal de trabalhar". Uma breve olhada no local atesta isso: são 22 funcionários e mais uma cachorrinha, a tranquila, Hannah, que passeia livremente por baixo das baias abanando o rabo, devorando suas rações e brincando com os publicitários.

Se um carinho na cadela não desestressar, todo mundo está liberado para se divertir com "Guitar Hero" e "Rock Band". "A pessoa faz o trabalho dela do jeito que quiser. Se quiser ouvir música e jogar videogame o dia inteiro, mas depois me entregar o trabalho, sem problema", conta o patrão.

Nem tudo é liberdade, existe a hora de falar sério (mas nem tanto). "(A Dickman's) Foi um buraco que a gente achou e a coisa foi crescendo, crescendo", explica, sobre o então amador mercado de sites pornôs, sem se ligar do duplo sentido das palavras. "Porra, Michel", diriam os funcionários da agência, idealizadores do bordão que virou um blog para tirar um barato das trapalhadas do chefe dentro do "Big Brother". "As pessoas viam ele meio como um bobo no BBB, o blog era para ajudar todo mundo a gostar dele, para mostrar como ele era", explica Janaína Zen, uma das piadistas por trás do site.

Fazer a versão online de gigantes do sexo como "Playboy", "Hustler", "Penthouse" e "Private" rendeu à agência do ex-BBB e seu sócio, Bruno Ancona Lopes, três prêmios no "XBiz Awards" (2005, 2008 e 2009), o Oscar da indústria do entretenimento adulto, a chance de conhecer astros do pornô como Jenna Jameson, Silvia Saint e Peter North, e dinheiro para desenvolver um segundo projeto, a "Foreplay", que faz marketing de engajamento, uma forma de promover o produto na vida do consumidor e em suas redes sociais. "É um trabalho com mídias sociais, com Twitter, essas coisas novas", explica Michel, embrenhando-se pelo mesmo mar que navega sua amada Tessália, a Twittess.