Maria Dolores nasceu em uma família humilde, de nordestinos imigrantes da cidade Mata Grande, sertão Alagoano. O pai dela foi para São Paulo trabalhar de metalúrgico e tentava como podia para sustentar os cinco filhos.

A mãe de Maria Dolores era costureira, lavadeira e ajudava no orçamento da casa. Dolores teve hepatite aos dois anos e, tempos depois, começou a ter dores articulares e dificuldades para fazer movimentos. Somente aos seis anos foi diagnosticada a doença: artrite reumatóide infanto-juvenil e boa parte da infância passou internada em hospitais.

Somente aos nove anos conseguiu uma escola que a aceitou. Era difícil a locomoção, era difícil subir as escadas, mas Dolores gostava muito de estudar. Mas em virtude das limitações físicas e financeiras e por viver internada em hospitais, ela passou a estudar sozinha.

Aos 13 anos, começou a trabalhar vendendo produtos estéticos, lingeries e roupas para conseguir comprar seu material e ajudar nas despesas. Conseguiu voltar para a escola e começou a dar aulas para crianças vizinhas. Dolores nunca desistiu de estudar e hoje é professora, graduada e pós-graduada, autora de diversos artigos e livros.
 

VEJA O VÍDEO