Acaba de falecer em Salvador, vítima de um câncer no fígado e vias biliares, Virgínio José Ferreira Loureiro, o Secretário Executivo de Turismo do Estado de Alagoas.

Natural da Bahia, Virginio estava no cargo desde o início do governo Teotônio Vilela. Ele lutava contra o câncer há cerca de um mês, período em que estava internado no Hospital Aliança, na capital baiana.

O governador Teotônio Vilela já foi informado e deve decretar luto oficial. O velório será na capital baiana, com início previsto às 14 horas, no Cemitério Jardim da Saudade onde o corpo de Virgínio Loureiro será cremado nesta sexta-feira, às 16h30.

 Os funcionários da secretaria e todos os profissionais do Trade Turístico alagoano estão tristes e consternados com o acontecimento.

Virginio Loureiro

Loureiro era o atual secretário de estado de Turismo de Alagoas, professor licenciado de Marketing da Universidade Católica de Salvador, professor titular licenciado da cadeira de Administração Mercadológica da Escola de Administração da Universidade Católica do Salvador, e professor titular licenciado da cadeira de Técnica de Turismo da Faculdade de Turismo da Bahia.

Seus conhecimentos lhe valeram a publicação de dois livros, sendo um de Administração de Empresas e outro de Turismo e Navegação Aérea Internacional. Baiano, nascido em Salvador, pai de Ricardo, Caio e Larissa formou-se em Administração de Empresas com curso de especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, além de outros cursos na área.

Foi diretor da Associação de Hotéis de Turismo de Pernambuco no período de 1987/1989, sendo diretor de Marketing da rede Monte Hotéis. Foi também membro efetivo do grupo de trabalho empresarial responsável pela estratégia de marketing do Brasil no mercado turístico internacional no período de 1979/1985, criado pela Embratur.

No período de 1989 a 1991, foi superintendente da Mesbla Turismo no Rio de Janeiro, retornando à Bahia em 1991 e assumindo novamente a Diretoria de Marketing da Bahiatursa para o período de 1991/1994 e integrando mais uma vez, a convite, o grupo de assessoramento à Embratur para o marketing do Brasil no mercado turístico internacional.

No período de 1995 a julho de 1996 ocupou a função de assessor especial da Secretaria da Cultura e Turismo do Governo do Estado da Bahia, chefiando a área de Marketing Internacional, responsável pela captação de voos e cruzeiros marítimos internacionais.

Recebeu diversos prêmios no Brasil, incluindo o "Top de Marketing 93", e foi condecorado com a "Ordem do Mérito Aeronáutico", no grau de Cavaleiro, em 2001.
De agosto de 1996 a outubro de 2001 ocupou a Diretoria de Marketing Internacional da Bahiatursa, e a partir de 1998 até 2001 foi Conselheiro da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional, como representante do setor de turismo, por designação da Embratur.

A partir de novembro de 2001 exerceu também a função de consultor especializado nas áreas de turismo e aviação, incluindo trabalhos para os governos da Bahia, Pará, Sergipe, São Paulo e Pernambuco, além do convention bureau do Rio de Janeiro, da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste. Nesta década veio a presidir a CTI-Nordeste. Membro do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, atuou também como coordenador da Câmara de Marketing e Apoio à Comercialização.

Este baiano investido no cargo de secretário de Turismo de Alagoas recebeu em dezembro do ano passado o título de cidadão alagoano da Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas por conta dos serviços prestados na área do Turismo. "Escolhi viver e trabalhar em Alagoas, pois acredito no estado e no projeto que está sendo desenvolvido na gestão do governador Teotonio", destacou.

Essa não foi a única homenagem que ele recebeu no ano passado. Virgínio foi um dos eleitos para o prêmio Personalidade do Turismo 2009, eleição direta feita pelo trade, prêmio que também ganhou em 2007.

Sobre a eleição do seu nome em votação direta do trade do turismo, Virgínio se disse honrado pela homenagem. Na época ao receber a premiação afirmou: "Receber o Prêmio Personalidade do Turismo do Mercado & Eventos é uma honra para qualquer profissional do turismo. Estou lisonjeado com a escolha do meu nome para esse prêmio tão especial. Agradeço a todos os amigos e as pessoas que me indicaram", afirmou.

Veja abaixo  entrevista do secretário durante o Fórum Panrotas,um dos maisimportantes na área do Turismo, onde fala de seu trabalho em Alagoas


 


Leia abaixo a Nota de Falecimento feita pela Secretaria de Estado de Turismo

NOTA OFICIAL DE FALECIMENTO

Comunicamos, com imenso pesar, o falecimento do Secretário de Estado do Turismo, Virgínio Loureiro, de 59 anos.

Virgínio faleceu nesta quinta-feira, dia 1º de abril, às 8 horas da manhã, no hospital Aliança, em Salvador, onde estava internado para tratamento do câncer nas vias biliares.

O velório acontece hoje, a partir das 14 horas, no cemitério Jardim da Saudade, localizado na Rua Campinas de Brotas, 754, Brotas, na capital baiana.

A cerimônia de cremação ocorrerá amanhã (02/04), às 16h30, no mesmo local.

Como secretário de estado de turismo, Virgínio Loureiro sempre procurou ampliar e diversificar a oferta turística de Alagoas, melhorando a infraestrutura e adotando medidas para incremento do turismo regional. Foi em sua gestão que o estado conquistou charteres procedentes da Itália, Chile e Argentina, além de ampliar os voos regulares como as operações da Webjet, iniciadas no final de 2007, e também com as empresas Azul e Trip, com voos diários para Recife, Brasília e Rio de Janeiro.

Loureiro procurou firmar também parcerias e convênios com entidades e órgãos públicos como a Embratur, para promoção internacional, e o Ministério da Cultura para o mapeamento cultural e turístico das cidades de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas. "O setor de Desenvolvimento de Produtos é de fundamental importância para o aumento da oferta turística do estado e para a realização de projetos, além de interlocução com o Ministério do Turismo", dizia ele.