A Defesa Civil de Maceió constatou uma queda no número de ocorrências, de janeiro a abril de 2025, comparado com o mesmo período de 2024.
A quantidade de chamados diminuiu em 34% com o trabalho preventivo executado pela Prefeitura de Maceió. De janeiro a abril de 2024, foram 623 ocorrências, enquanto em 2025, o número caiu para 410.
“O trabalho preventivo que realizamos tem contribuído para que a cidade fique mais segura e para que, consequentemente, hajam menos danos causados pelas chuvas, principalmente nas regiões de risco”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.
Das 410 ocorrências em 2025, 134 foram por edificação com problema de estrutura, ocupando o primeiro lugar em chamados. O bairro que mais acionou a Defesa Civil de Maceió foi o Jacintinho, seguido do Feitosa e do Benedito Bentes.
A Defesa Civil de Maceió continua executando as ações preventivas, fazendo levantamento das demandas de cada região de risco para encaminhar os atendimentos à população às secretarias responsáveis.
Dentre as principais ações preventivas estão a poda de árvores, a limpeza de canais, a desobstrução de galerias de águas pluviais e a aplicação de lonas nas encostas, para evitar deslizamentos.
“O nosso trabalho não para. Nossos agentes estão nas ruas diariamente, fazendo esse diagnóstico para que essas ações sejam executadas, antes mesmo que comece a chover”, acrescenta o coordenador.
Em maio, o acumulado de chuva esperado é de 295 mm. Até o momento, choveu 17% do esperado.
A população que reside em área de risco, em caso de chuvas, pode acionar a Defesa Civil de Maceió ligando de graça para o número 199.