A Royal Opera britânica vai encenar no próximo ano a première mundial de "Anna Nicole", sobre a vida da ex-modelo da Playboy, atriz e favorita dos tablóides Anna Nicole Smith, morta em 2007.

A nova ópera do compositor britânico Mark-Anthony Turnage e do roteirista Richard Thomas será encenada pelo renomado diretor de óperas Richard Jones, disse a empresa nesta quarta-feira (10), em comunicado à imprensa.

Richard Thomas foi cocriador de "Jerry Springer: the opera", espetáculo polêmico que motivou milhares de queixas e protestos de rua quando foi transmitido pela BBC em 2005.


Justiça

Ele disse que o libreto da ópera sobre Anna Nicole vai terminar com sua morte, e não focar a sensacional batalha na Justiça sobre o destino de seus restos mortais e a guarda de sua filha Dannielynn.

Anna Nicole Smith morreu aos 39 anos de idade, na Flórida, de overdose acidental de medicamentos.

Na época de sua morte, ela estava envolvida em uma prolongada disputa judicial em torno do testamento deixado por seu falecido marido, o bilionário petrolífero Howard Marshall. Eles tinham se casado quando ela tinha 26 anos e ele, 89.

Outra celebridade que tem um fim triste é o tema de "Adriana Lecouvreur", ópera de 1902 de Francesco Cilea sobre a atriz francesa desse nome, do século 18, que morreu em 1730 aos 37 anos, supostamente envenenada por uma rival amorosa.

A famosa soprano romena Angela Gheorghiu fará o papel-título na nova produção. É a primeira vez que a ópera será encenada na Royal Opera House em mais de um século.


\'Alice\'

A temporada 2010/2011 do Royal Ballet vai incluir "Alice no país das maravilhas", uma obra nova que está sendo co-produzida com o National Ballet do Canadá.

Ela será coreografada por Christopher Wheeldon, com previsão de estrear em fevereiro de 2011.