Será realizada a partir das 14h desta quarta-feira (3), na 1ª Vara do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, a primeira audiência de instrução do processo do qual o personal trainer Alessandre Fernando Aleixo, de 38 anos, é réu. No dia 21 de dezembro, Aleixo agrediu com um taco de beisebol o designer Henrique de Carvalho Pereira, de 22 anos, em uma unidade da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
Atingido violentamente na cabeça, Henrique segue internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clíncas, também na região da Avenida Paulista.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, nesta primeira audiência de instrução deverão prestar depoimento as testemunhas do ataque ao designer e o agressor, que está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros
De acordo com Claudia de Carvalho Aguiar, tia da vítima, a família foi orientada pelos advogados a não acompanhar a audiência. “A cena da agressão foi filmada pelo circuito de segurança da livraria e deve ser mostrada. A família toda está muito abalada, à base de remédio”, afirma Claudia.
O principal objetivo da família é não deixar o caso cair no esquecimento, mas sem despertar ódio contra o agressor, ressalta a tia. “O que não é visto não é lembrado. Não queremos que caia no esquecimento, mas o ódio, como o pai dele falou em uma entrevista, não vai beneficiar o Henrique. Queremos jogar luz para o Henrique para que ele possa refletir essa luz”, diz.
Ataque
No dia 21 de dezembro, o designer estava agachado, com um livro nas mãos, quando o agressor se aproximou em silêncio e o atacou com golpes na cabeça. A vítima teve traumatismo craniano. O jovem precisou passar por duas cirurgias para tirar coágulos de sangue formados no cérebro.
Uma testemunha presenciou a agressão e chamou um policial militar, que negociou a rendição do suspeito. Aleixo foi preso e encaminhado ao 78º Distrito Policial, nos Jardins. Ele responde por tentativa de homicídio. Foi a terceira vez que o personal trainer foi preso. Em 2007, ele foi processado por danos materiais. Em abril do ano passado, ele acabou detido após destruir, com um taco de beisebol, a vitrine de vidro da mesma loja. A ação assustou clientes e funcionários, mas ninguém ficou ferido. Na ocasião, ele foi liberado após assinar termo circunstanciado.
Judith Machado Aleixo, mãe do agressor, declarou ao G1, na noite do dia 21 de dezembro, que o filho insistia em afirmar não ter cometido o ato violento. "Ele diz que não fez nada", afirmou, na ocasião, a mãe, na delegacia, após conversar com o filho. Ela disse ainda que ele estava tomando medicamentos nos últimos tempos, mas não sabia para quê. Chorando muito, a mãe lamentou que "outra família estivesse envolvida com isso e sofrendo tanto".
Cow Parade
Antes da agressão, Henrique Pereira teve uma de suas obras selecionadas para participar da Cow Parade 2010, que teve início no dia 22 de janeiro em São Paulo. Cerca de 90 esculturas de vacas, feitas por diversos artistas, foram espalhadas pela capital paulista.
A obra do jovem está exposta na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 957, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ele usou três cores (vermelho, branco e preto) na “Vaca de Sampa”, que traz desenhos com referência à capital paulista. A exposição vai até o dia 21 de março. Como na última edição, ocorrida em 2005, após o evento as vacas irão a leilão e a renda será revertida para entidades beneficentes.