Faltando alguns minutos para o desfile, a calma transforma-se em frenesi, enquanto estilistas, maquiadores e cabeleireiros dão os últimos retoques nas modelos prestes a entrar na passarela.
A equipe da marca italiana Frankie Morello trabalhou durante dois meses para o desfile da coleção outono/inverno 2010-2011, mas teria apenas 10 minutos na passarela para impressionar a imprensa especializada e os compradores.
"Você pode cortar outros custos, mas não o desfile", disse à Reuters Pierfrancesco Gigliotti, um dos designers fundadores da marca. "Os desfiles são o nosso maior investimento. São o momento mais importante para nós."
A apresentação de um desfile de moda é o principal evento da agenda de qualquer estilista, mas o look cool das passarelas leva meses de preparativos e organização.
Das modelos e estilistas aos eletricistas e redatores de convites, cerca de 8 mil pessoas envolveram-se nesta edição da fashion week de Milão, que ocorre de 24 de fevereiro a 1 de março, de acordo com a Câmara Nacional de Moda da Itália, organizadora do evento.
A câmara dá início ao trabalho cinco meses antes de começar a fashion week, escolhendo espaços para os designers que não têm área própria de apresentação. O calendário do desfile começa a ser estudado com quatro meses de antecedência.
São feitos vários rascunhos antes de a versão final ser impressa, já que os estilistas são famosos por discordar dos prazos, especialmente quando a imprensa internacional quer ficar na cidade o menor tempo possível para reduzir os custos.
Este ano os grandes nomes foram concentrados em apenas quatro dias, depois que a poderosa editora de moda Anna Wintour, da Vogue, reduziria os dias de sua presença no evento.
A câmara credenciou cerca de 1.300 jornalistas de todo o mundo, mas cada marca deve fazer o credenciamento para os próprios desfiles, assim como decidir sobre os lugares - alguns fashionistas rivais podem não querer sentar um ao lado do outro.
Depois, há as celebridades a convidar.
Milhares de compradores também vão à capital da moda da Itália e diversos dos principais estilistas, como Giorgio Armani, Versace e Gucci, organizam desfiles separados.









