A delegacia Regional de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, recebeu nesta quinta-feira (11), 10 presos vindos da Delegacia Regional de Arapiraca, que está em reforma. Com isso a delegacia que tinha capacidade para 28 presos, agora está superlotada, com 44. A preocupação aumenta com a chegada de carnaval.

Segundo o delegado Edno Aldo, de Arapiraca, o juiz que determinou a transferência dos presos devido à reforma não determinou para qual delegacia seriam encaminhados. “Estamos resolvendo como podemos, colocando os presos nas cidades vizinhas e esperando que a delegacia seja entregue já reformada agora no mês de março”, falou.

Ele também criticou a não construções de presídios em Alagoas. “Não está existindo lugar para tanta gente presa. Se não construir mais celas nos presídios, as delegacias não vão suportar. Ou os governantes mandam parar de prender ou vamos explodir as delegacias com tanta gente”, desabafou.

A maior preocupação é com a chegada do carnaval. “Dez presos foram transferidos aqui das delegacias distritais para a delegacia de Delmiro Gouveia, já se prevenindo para o carnaval”, disse o delegado Edno Aldo.

Só que o problema foi transferido para o sertão, onde também acontece carnaval. O chefe de serviços da delegacia de Delmiro, Tomé, diz estar preocupado, já que a delegacia está com número de pessoas acima do normal. “São sete celas, cada uma tem capacidade para quatro presos. Estamos agora com 44 presos. A preocupação é que atendemos todo o sertão e podem existir outras prisões nesse carnaval”, explicou.

Ainda de acordo com Tomé uma delegacia de apoio foi criada na cidade de Piranhas. “Quem for preso em Piranhas vai ficar por lá mesmo. Não precisa vim mais para Delmiro como era antes”.