As celulites surgem discretamente. E, quando se instalam, formam furinhos na pele, dando uma aparência de ‘casca de laranja’. Essas vilãs ainda têm como alvo as principais armas de sedução feminina: bumbum, coxas e barriga. Mas o problema não aflige apenas mulheres anônimas. Que o diga a atriz Paola Oliveira, que num ensaio da escola de samba Grande Rio, na qual é Rainha de bateria, usou meia-calça para disfarçá-las. “Sou normal!”, assume a atriz. Mas, se para muitas moças celulites são motivo de desespero, os homens garantem: nem ligam.
Presidente da Mangueira Ivo Meirelles manda o recado: “Quem repara em celulite é mulher e quem não gosta de mulher. Claro que quanto mais elas se cuidam, melhor para nós, homens. Mas ter celulites não atrapalha em nada!”.
Com nome científico complicado — lipodistrofia ginoide —, celulites são alterações nas células de gordura da camada subcutânea e na microcirculação. Podem ter causas genéticas ou distúrbios hormonais, e são agravadas por sedentarismo, dieta gordurosa, sobrepeso, álcool e fumo. E afeta as magrinhas também.
“Faço drenagem linfática, exercícios e uso creme para atenuá-las”, confessa a atriz Bruna Di Tullio, 28 anos.
Dona de curvas generosas, a ex-BBB Priscila Pires, 27, convive bem com as celulites. “Viramos amigas! Acordo dando bom dia para elas. Se surge outra, digo: ‘Chegou amiguinha nova!’. Tenho muito bumbum e pernão. O jeito é aceitá-las”, diverte-se.
Não há tratamentos ou cremes que eliminem de vez as celulites, mas dá para reduzi-las, deixando-as quase imperceptíveis. “Há técnicas que trabalham a microcirculação e o metabolismo celular, melhorando a aparência e a textura da pele”, destaca a dermatologista Paula Bellotti.
E como dieta desregrada acelera o problema, o nutrólogo Cristiano Merhab dá a dica: “Deve-se evitar chá preto, mate, café e álcool; excesso de sal e alimentos com açúcar refinado, bem como derivados de trigo (pães, macarrão). Nesse caso, preferir versões integrais, lentilha ou soja. E consumir mais vegetais, frutas, proteínas magras (peixe, frango, clara de ovo) e gelatina natural, que leva à redução de gordura corporal. Além de beber muita água que, além da hidratação orgânica, elimina toxinas”.
O que fazer
EM CASA
Há táticas que ajudam. No banho, passar bucha vegetal na área afetada fazendo movimentos circulares. Usar hidratante a base de cafeina para ativar circulação.










