Tambores, pratos, bumbo, surdo e baquetas. São muitos os instrumentos que compõem uma bateria. Aprender a coordená-los não é tarefa simples, é preciso treinar os braços e as pernas para manter a concentração entre os diferentes ritmos que a música exige.

No entanto, de 2 a 5 de fevereiro, aprender bateria vai ficar mais fácil em Maceió. O renomado baterista Carlos Bala ministrará, no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), oficina gratuita para todos aqueles que desejam aprender os segredos da “batera”.

“Esta oficina é aberta a todos os níveis. Eu mostro um pouco de tudo, o objetivo é que todos saiam, pelo menos, com uma noção sobre o instrumento. Nos quatro dias de aulas tento passar uma pouco da minha estrada e da minha experiência”, explicou Bala.
Experiência é o que não falta na carreira do baterista. Nascido em Alagoas, o músico é reconhecido no Brasil e no mundo. Hoje mora no eixo Rio-São Paulo e é frequentemente requisitado para shows e gravações com importantes nomes da música brasileira como Djavan, Gal Costa, Gilberto Gil, João Bôsco, Chico Buarque, Roberto Carlos, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Emílio Santiago, Fagner, dentre outros.

“Carlos Bala é muito renomado do meio artístico. A oficina é uma excelente oportunidade. Nosso espaço acomoda diversas pessoas e qualquer um pode se inscrever, independente de idade e grau de aprendizagem”, disse o diretor do Cenarte, Ivo Bulhões.

A oficina com Carlos Bala é uma realização do Pontão de Cultura Guerreiros Alagoanos. Coordenado pela Secretária de Estado da Cultura (Secult), o Pontão funciona como articulador de atividades junto à população. Em 2009, foram realizadas 17 oficinas como arte digital, fotografia, vídeo, blog, artesanato criativo, violino, violão, pandeiro, entre tantos outros segmentos da arte e cultura.

Os interessados em participar da oficina com Carlos Bala devem se inscrever no Cenarte, que fica na Av. Pedro Monteiro, 108, Centro. As aulas acontecerão pela manhã, das 9h às 12, e à tarde, das 14h às 17h. Mais informações (82) 3315-7871.