Pernell Roberts Jr., que representou o filho mais velho e introspectivo do rico fazendeiro Ben Cartwright no seriado de TV "Bonanza" e depois estrelou o drama médico "Trapper John, M.D.", morreu aos 81 anos.

Roberts morreu em sua casa em Malibu, no domingo, de câncer pancreático, disse seu porta-voz, Richard Stone.

"Bonanza" começou a ser exibido em 1959, e Roberts figurou no seriado desde o início, como filho do fazendeiro Ben Cartwright.

Ele conquistou muitos fãs pelo papel do sério e quieto Adam, mas deixou o seriado em 1965, apesar de alguns observadores na época terem dito que isso acabaria com sua carreira.

"Bonanza" continuou no ar até 1973, tornando-se um dos seriados de faroeste de mais longa duração na história da televisão, depois de "Gunsmoke".

Depois de "Bonanza", Roberts foi visto principalmente em musicais de teatro e em participações como convidado em programas de TV, até voltar a um seriado em 1979 no papel-título de "Trapper John, M.D.", no qual continuou por sete temporadas.

Roberts defendeu o movimento norte-americano dos direitos civis e em 1965 participou de uma marcha até Selma, no Alabama, ao lado de Martin Luther King Jr, em uma campanha pelos direitos de voto dos negros.

Ele se casou quatro vezes, e seu único filho, Chris, morreu em 1989. Pernell Roberts deixou sua mulher, Eleanor Criswell.