Hoje o Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, ganha outros ares, bem menos esportivos do que de costume. Começa a 18ª São Paulo Fashion Week, no Prédio da Bienal, e com ela um vaivém de modernos e descolados. Surge também um batalhão de 150 mulheres magérrimas e altas, que despertam a curiosidade do paulistano comum. E, entre elas, algumas com pose e status de divas. Em popularidade, nenhuma se compara a Gisele Bündchen que, este ano, por causa da maternidade recente, não entra na passarela da Colcci.

 

Gisele foi substituída por outra brasileira, Alessandra Ambrósio, que, apesar de não arrancar gritos da plateia como a amiga, é um dos grandes nomes da moda internacional, ocupando o quinto lugar do ranking das modelos que mais faturam, segundo o models.com, principal site de referência do meio. Nesta lista, Gisele ocupa o terceiro lugar. O segundo lugar é da alemã Heidi Klum e o primeiro fica com a inglesa Kate Moss.

 

Outro grande nome da temporada é o da holandesa Lara Stone, de 26 anos, que desfila para a Forum. Protagonista da campanha da Chanel, virou a queridinha de estilistas e editoras de moda de revistas internacionais nas últimas temporadas e substituiu Madonna na campanha da Louis Vuitton.

 

A maioria dos desfiles ocorre no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, com exceção de Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch (masc), Iódice e Gloria Coelho, que fazem suas apresentações no Shopping Iguatemi. Já Maria Bonita mostra coleção no Sesc Pompeia, e Reinaldo Lourenço, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).