Olhando para as unhas compridas e benfeitas, a atriz Grazi Massafera, 27 anos, revela: “Elas são o meu termômetro emocional”. Quando está ansiosa, rói as unhas sem dó nem piedade. Agora, não: Grazi navega em águas plácidas. Desde que deixou “a casa mais vigiada do país” como segunda colocada do Big Brother Brasil 5 (BBB5), não faltou trabalho. Em cinco anos, participou de quatro novelas, contando a nova atração das 7, Tempos Modernos, que estreia na Globo este mês e na qual encarna sua primeira vilã, Deodora. “Eu faria uma das mocinhas, mas pedi um desafio maior”, conta ela numa voz doce, mas decidida. “Preciso me testar, ver se tenho futuro como atriz.” A diabólica Deodora realmente não tem nada a ver com os papéis anteriores: a ingênua Thelminha, de Páginas da Vida (2006); a sonhadora Florinda, de Desejo Proibido (2007); e a sofredora Lívia, de Negócio da China (2008). Apesar do jeitinho meigo da atriz, Bosco Brasil, o autor de Tempos Modernos, acreditou que Grazi poderia dar vida à poderosa Deodora Madureira, braço direito e amante de Albano (Guilherme Weber), inimigo número 1 do protagonista Leal (Antonio Fagundes). “Trata-se de uma mulher forte, especia lista em artes marciais, que desafia qualquer homem que duvide de sua potência e acaba com ele”, descreve Bosco. José Luiz Villamarim, diretor-geral da novela, bancou a aposta. “Grazi é talentosa, vai ser interessante trabalhar esse contraponto numa vilã. Ela precisava de um papel como esse.” Para o jornalista Pedro Bial, que a conheceu no BBB5, não foi surpresa vê-la chegar aonde está. “Ela soube ler e entender as oportunidades e foi ralar”, diz Bial. “Fico todo prosa em lembrar que, contrariando o coro dos apressados – que viram uma loira linda e miss, portanto burra de acordo com o senso comum –, fui o primeiro a dizer que ela era brilhante. Sou seu padrinho secreto.”

No terreno pessoal, comemora a união com o ator Cauã Reymond, seu namorado desde 2008. Os dois moram na casa dela num condomínio fechado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Quando fez as fotos para a capa da Revista Claudia, Grazi gravava cenas da novela em São Paulo, onde Cauã filmava o longa Estamos Juntos – e dividiram as horas de folga. “Ele faz um gay no filme e me divirto ao vê-lo estudando o papel”, diz a estrela. Grazi também se aplicou para viver Deodora: até aulas no Bope, o ba talhão de elite da polícia fluminense, a menina simples de Jacarezinho (PR) encarou. “Fiz rapel e tudo”, conta. A seguir, a estrela fala mais sobre seu momento de unhas longas e águas plácidas.

Lições das novelas

"Emendei uma novela na outra, não tive tempo para novos cursos. Mas tenho aprendido muito na prática. Em Páginas da Vida, aconteceu um turbilhão de coisas e caí na real. A imagem que tinha de novela era aquela coisa glamourosa. Recebi muitas críticas, mas já passou... Quando achava que não ia rolar mais nada, veio o convite para Desejo Proibido. Aprendi contracenando com atores como Lima Duarte e Nívea Maria. Foi um tempo de amadurecer e constatar que me divertia nesse trabalho, então descobri que era mesmo isso o que eu queria da vida.

Alimentação

"Com a vida corrida, não consigo ter uma alimentação certinha. Quando estou gravando, como o cardápio da Globo. Mas venho me preocupando mais com as escolhas que faço desde que descobri que meu colesterol estava alto. Eu não gostava de salada, por exemplo. Hoje acho necessário e incluo nas refeições. Nos fins de semana, quando dá, capricho mais. Meus pratos preferidos são macarrão com shiitake e carne moída com legumes e arroz.