Arapiraca terá o primeiro planetário móvel de Alagoas

06/01/2010 05:28 - Interior
Por Redação
Image

Arapiraca será o primeiro município alagoano a contar com um planetário móvel. Por determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), a Secretaria de Educação já adquiriu o equipamento, que possibilitará o estudo e a difusão da Astronomia nas escolas da rede pública de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, o planetário móvel é um projeto inovador que estará ao alcance da comunidade escolar e, também, de toda a sociedade arapiraquense.

Ela explicou que primeiro planetário móvel será coordenado pelo professor de Geografia Raul Calista Neto e terá sua primeira exposição prevista para a Vila São José, na zona rural do município.

Ainda de acordo com a secretária, o equipamento foi adquirido junto à Hiper Lab- empresa sediada em Minas Gerais e especializada na venda de laboratórios de ensino e aprendizagem educacional.

O planetário- fabricado na Europa - é dotado de um domo (cúpula) insuflável com entrada vertical, com cerca de 1,90 m de altura, possibilitando o fácil acesso de crianças e adultos. O planetário móvel tem seis metros de diâmetro e cerca de quatro metros de altura.

Dotado de computador de alta definição e filmes em três dimensões (3D), o equipamento tem a função de reproduzir o céu noturno e ensinar noções básicas de Astronomia, com milhares de estrelas, objetos de fundo de céu visíveis a olho e Via-Láctea, controlados com movimentos independentes, dando aos participantes a impressão de que realmente estão atravessando o espaço interestelar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..