Em um vôo rasante , foi despejado no centro da cidade de Mata Grande, Sertão de Alagoas, vários panfletos com uma carta aberta que critica o governador Teotônio Vilela, pelo fato de Alagoas não ter conseguido ser uma das sedes da Copado Mundo, confira abaixo a integra da carta.
COPA DO MUNDO
Caro povo alagoano, apesar do Estado de Alagoas ter cumprido todos os prazos exigidos, não foi contemplado a concorrer com os outros Estados da Federação. Isto porque, o Governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, deixou de apresentar o projeto de construção da Nova Arena Desportiva, para sediar a Copa do Mundo de 2014, junto à CBF/FIFA.
Episódio esse que causa a mim e ao povo alagoano grande tristeza. Lembremos do Brasil Colônia, dividido em Capitanias Hereditárias, naquela época, entre 1530 a 1540, onde concorria Alagoas de igual para igual politicamente e economicamente com todas as outras províncias.
E que ainda injustamente, fora anexada à província de Pernambuco, porque ninguém do Estado de Alagoas o defendeu nos seus interesses e ideais, perante a Comissão do Rei de Portugal, D. João III, encarregada de promover a divisão política do Brasil. E se o Estado de Alagoas não concorreu no sentido de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, no nosso entendimento, não sabemos como classificar a atitude do presente Governo, e a atitude dos atuais parlamentares alagoanos, (parlamentar alagoano tem o dever e a obrigação de defender os interesses e idéias do próprio Estado de Alagoas e do povo alagoano, por onde ele foi eleito). (E não Pernambuco como noticiado em 2002 pela Rádio CBN).
E ninguém de Alagoas se manifesta publicamente em uma mínima nota sequer, junto à imprensa local e/ou nacional, sobre este tão importante evento. Será que é omissão, covardia ou é mesmo falta de interesse? Ou os nossos governantes e os nossos parlamentares só querem se locupletarem da soberania do Estado de Alagoas? E da soberania do povo alagoano? Digamos parlamentares: Vereadores, Deputados Estaduais, Federais e Senadores da República. Bem como o Prefeito de Maceió Cícero Almeida e outros Prefeitos das cidades do interior do Estado.
Em defesa de Alagoas e do futebol alagoano: Dê você também a sua opinião!
Maceió, 30 de junho de 2009
JOAQUIM SANDES
E-MAILSAN.SANDES@YAHOO.COM