A prefeitura de Delmiro Gouveia entregou nos últimos dias, dez viaturas Ranger a Guarda Civil Municipal e para a SMTT que auxilia o trânsito na cidade. O prefeito Luis Carlos Costa, o “Lula Cabeleira”, fez questão em frisar durante entrevista a uma emissora de rádio, em Maceió, que todos os veículos têm ar condicionado, para garantir o conforto dos funcionários, mas na prática quem ligar o ar é punido e pode perder até o emprego.

Em contato por telefone, Wodson Santos, assessor de comunicação da guarda, admitiu que nenhuma viatura pode ter o ar condicionado ligado na cidade. “Isso é norma para conter o gasto de combustível. O ar só pode ser ligado quando for para alguma ocorrência nos povoados”, disse o assessor.

Segundo a representante do Sindicato dos Guardas Municipais de Delmiro Gouveia, Diogo Ribeiro falta segurança para os guardas. “Na verdade não falta estrutura na guarda municipal, apenas não existe segurança para quem trabalha nela. Uma guarda morreu dias atrás quando saía do trabalho e outros três já sofrem tentativas de homicídio”, falou o sindicalista.

Ainda de acordo com Ribeiro, já está resolvido o problema de aumento de horas de trabalho. “O prefeito mandou um projeto que foi aprovado na Câmara de Vereadores há dois que aumentam 10 horas de trabalho do funcionalismo público. Nós recorremos e conseguimos derrubar essa lei para os guardas municipais, através do edital”, explicou.

Em uma reunião entre o prefeito e o comando da guarda ficou decidido que os guardas devem trabalhar 40 horas, caso não queiram, serão remanejados para postos e secretarias. Apenas os novos guardas contratados ficarão realizando rondas e ordenando o restante da guarnição.

“Apenas estão preocupados com a beleza da guarda e não com os profissionais. Um guarda ganha um salário mínimo e 50% dele, na verdade todos deveriam está ganhando um valor de R$ 843 reais”, criticou.

A reportagem do CadaMinuto apurou que os guardas estão realizando trabalhos de policiais militares, no município, como por exemplo realizando prisões. A estrutura de 10 viaturas e 12 motos serve como apoio para a Polícia Civil e Militar.