O Boticário tem bons motivos para comemorar 2009, período em que estima registrar um crescimento de 20% no faturamento, em comparação ao ano anterior. Enquanto a crise econômica mundial era sentida fortemente ainda no primeiro semestre deste ano, a marca seguia em direção contrária. Nesse período, anunciou investimentos de R$ 170 milhões – programados até 2012 – para a ampliação de sua fábrica, localizada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), e a construção de um novo Centro de Distribuição, na cidade de Registro, no Vale do Ribeira (SP).
Além disso, a empresa incrementou em 41% os investimentos em esforços de marketing, inovação e desenvolvimento de produtos, saltando em 2009 para R$ 147 milhões. Desse total, R$ 54 milhões foram destinados ao patrocínio dos intervalos do Fantástico (revista eletrônica semanal, que ocupa o horário nobre na Rede Globo, aos domingos) e se tornou o maior investimento em mídia da história da empresa.
As vendas de Natal vão incrementar os resultados da empresa em 2009. A previsão é vender 20% a mais, comparado a 2008. Para isso, a empresa lançou várias opções de presente que agradam a todos os gostos e bolsos. O Natal é a primeira data em vendas para o Boticário, seguida pelo Dia das Mães. Todas as lojas no País, já ambientadas com o tema natalino, dispõem de centenas de produtos e estojos preparados para quem quer antecipar as compras.
“O segmento não foi afetado pela crise mundial este ano. Para levantar a autoestima e realçar a beleza nesse período, as pessoas buscaram produtos cosméticos de qualidade reconhecida, contribuindo para o incremento das vendas. Dessa forma, nossa estratégia no período de turbulência econômica foi manter os planos de investimentos, com uma visão em longo prazo”, conta Artur Grynbaum, presidente do Boticário. O balanço fechado de 2009 será conhecido no início de 2010, quando a empresa totalizar as vendas do último trimestre deste ano.
A empresa fechará 2009 com a inauguração de 150 lojas, somando 2.810 pontos distribuídos por todo o Brasil. O resultado significa um incremento de 50% sobre o previsto para o período e fortalece a posição de maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. “Estamos satisfeitos com os resultados obtidos neste ano e otimistas para 2010”, comemora Grynbaum, que completa dois anos na presidência da empresa.
Ainda durante 2009, o Boticário lançou 362 produtos, entre itens de linha e edições limitadas, que atendem a todos os gostos e bolsos. O portfólio da marca conta com mais de 600 itens, divididos entre perfumaria, maquiagem, cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, desodorantes, sabonetes e shampoos.
“Vamos fortalecer nossos investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia, atendimento personalizado em nossas lojas e, acima de tudo, no relacionamento com o consumidor, para continuar trazendo ao mercado produtos que superem as suas expectativas e necessidades. No ano que vem, as previsões do setor são de que o Brasil assuma a segunda posição no ranking mundial do mercado de cosméticos – e nós estamos preparados para ser parte importante desse cenário”, completa o executivo.
Este ano, as lojas também evoluíram na migração para o novo padrão, que começou em 2007. No final de 2009, 80% da rede do Boticário estará com o layout renovado. O ambiente foi reorganizado para fortalecer sensações como tato, olfato e visão, além de uma organização de produtos baseada em um processo – cuidados especiais, preparação da pele e transformação, que compõem a percepção sensorial. Em 2010, todas as lojas estarão no novo padrão.
Novo CD
O novo Centro de Distribuição do Boticário está em fase final de construção, com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2010. Do total de R$ 170 milhões de investimentos anunciados até 2012, R$ 85 milhões estão sendo injetados no novo espaço, que terá cerca de 30 mil m², dentro de uma área total de 130 mil m² de terreno. O novo CD tem capacidade para suprir todo o fluxo de distribuição da empresa.
Os outros R$ 85 milhões serão destinados para a ampliação da fábrica, responsável pela produção de mais de 80 milhões de unidades por ano. A verba contempla a aquisição de novos equipamentos e edificações para a área de produção, que terá sua capacidade incrementada em 40% no final dos próximos quatro anos.
Cartão de crédito
O Boticário também apresentou ao mercado em 2009 um produto diferenciado: o primeiro cartão de crédito perfumado do Brasil. Criado em parceria com o Banco Bradesco, com a bandeira Visa, o cartão busca unir o crédito aos benefícios do programa fidelidade da marca. Para o portador do cartão O Boticário, cada real gasto em produtos da marca gera vantagens exclusivas como troca de pontos por descontos de até 20% em todas as lojas, parcelamento de compras em até 10 vezes iguais, troca por produtos Boticário e milhagens em companhias aéreas.
A fragrância aplicada no cartão de crédito O Boticário foi desenvolvida pela equipe interna da empresa em parceria com perfumistas da IFF – International Flavors & Fragrances, conceituada casa de perfumaria internacional. A novidade ganhou uma fragrância suave de frutas com toque floral de rosa e jasmim. O perfume do cartão de crédito é liberado com o atrito.
Mercado Internacional
Em 2009 O Boticário consolidou a sua presença internacional nos países em que atua. A marca conta hoje com 70 lojas e mais de 1.000 pontos de venda em 13 países. São eles: Portugal, Estados Unidos, Japão, Angola, Arábia Saudita, Venezuela, África do Sul, Moçambique, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru e Namíbia. Foram descontinuadas as operações na República Dominicana e Cabo Verde. O mercado internacional corresponde a aproximadamente 3% do faturamento total da empresa. “Estamos focando a nossa atuação internacional no fortalecimento da marca e no reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros no exterior”, diz Grynbaum.
Principais prêmios em 2009
* Prêmio Aster no Brasil – Durante a 4ª edição do prêmio Miguel Krigsner, fundador do Boticário e presidente do Conselho de Administração da empresa, foi homenageado na categoria “Trajetória Empresarial”.
* Prêmio Empreendedor do Ano – O Boticário foi premiado na categoria Responsabilidade Social, durante a 11ª edição do prêmio, realizado pela Ernst & Young, em São Paulo.
* Selo de Excelência em Franchising 2009 – Concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
* Top de Marketing ADVB/PR – Artur Grynbaum foi eleito “Personalidade do Ano”.
* Fórum de Líderes Empresariais – Miguel Krigsner foi eleito Líder Empresarial do Setor de Higiene, Limpeza & Cosméticos.
* Profissionais do Ano – Os comerciais “Repressão” e “Contágio”, criados pela AlmapBBDO para lançar o posicionamento de marca, ganharam a categoria “Campanha Nacional” da 31ª edição do Prêmio Profissionais do Ano 2009, da Rede Globo de Televisão.
* Época Negócios 100 – O Boticário ficou entre as “10 Empresas de Maior Prestígio no Brasil”, de acordo com o ranking estabelecido pela revista Época Negócios.









