O povo lotou o palco da Assembléia para mostrar gratidão e apreço ao professor Sávio

30/11/2009 15:37 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Luiz Sávio de Almeida é um escritor que atravessa tempos e lugares cruzando as fronteiras entre o culto e o popular. Em suas muitas análises, escritos e pesquisas criou uma linguagem de dialeto único, universal e inconfundível: a aguçada percepção do parentesco proveitoso da academia com o povo.
Faz muito tempo que embrenhou-se por ruas especiais onde um coletivo da espécie humana habita, na busca da textura desejável para plantação de uma sociedade justa e igualitária, com o sabor do conhecimento popular.
Sávio é hoje, um dos grandes historiadores da terra negra de Zumbi que se desnuda da beca e dos clichês da academia para reabilitar e reafirmar cotidianamente a identidade da população negra e indígena.É a noção do verdadeiro ritmo da história revelada com a simplicidade dos grandes mestres.
Sávio é verdadeiro em sua celebração de redescobrir faces e rostos-diferentes olhares sobre a herança do escravismo colonial e contemporâneo.
Sávio é um convite a reflexão. É um homem do seu tempo na medida que reproduz o que faz o compositor popular : vai aonde o povo está.
Sávio é um desses cabras que escancara as portas de sua casa para compartilhar conhecimento, e em deliciosas conversas de trocas e sábias intervenções criou uma linguagem própria e virou referência do sábio homem político que espreita com o olhar do compartilhamento os estreitos corredores que levam a cultura popular.
Dia 23 de novembro de 2009, Luiz Sávio de Almeida recebeu da Assembléia Legislativa de Alagoas, a Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares. E o povo se fez presente.
O bicampeão bumba meu boi Excalibur, elemento de resistência cultural para o bairro do Jacintinho, através do Projeto Articulando os Quilombo, celebrou e saudou com composições e malabarismos a cultura nascida e alimentada nas periferias. Uma cultura que tem em Luiz Sávio de Almeida um investidor intelectual.
Ao som de tambores legitimamente de matriz afro brasileira, Janaína, a Equede do Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Panda/Village Campestre II/Tabuleiro dos Martins, tendo como responsável espiritual mãe Rosa de Oxum, cantou música de raiz e a trouxe com a dança das meninas cores de Áfricas.
Meninas e meninos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares aplaudiram e vivenciaram de perto histórias que se conta. Um aluno bastante emocionado pediu autógrafo ao comendadeiro Luiz Sávio de Almeida, muita emoção a flor da pele. Encontro de gerações.
O povo lotou o palco da Assembléia para mostrar gratidão e apreço ao professor Sávio e Sávio chorou o choro do agradecimento.
E para fechar com chave de ouro, o mestre ofereceu ao boi Excalibur a fita de sua medalha. Uma forma de se aproximar ainda mais da gênese da cultura do povo com quem simbolicamente compartilhou seu prêmio de reconhecimento!
O jornalista José Amaral Neto que veio lá Uberlândia, Minas Gerais participar da homenagem a Sávio de Almeida sintetizou: Para mim foi um grande privilégio inenarrável participar desse momento!

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..