O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou os sambistas Zeca Pagodinho e Noca da Portela para receber a Ordem do Mérito Cultural 2009, que será entregue nesta quarta-feira (25) a 40 personalidades, no Rio. A homenagem é promovida anualmente pelo Ministério da Cultura.
Segundo o ator e presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, a escolha dos agraciados é feita por meio de votos, mas, tanto o ministro da Cultura, Juca Ferreira, como o presidente, podem fazer suas indicações.
“Nosso presidente é um sambista, né? Zeca Pagodinho e Noca da Portela foram indicações do presidente que foram muito bem-vindas”, contou nesta terça-feira (24) Sérgio Mamberti, que durante a solenidade dividirá o palco com a atriz Fernanda Montenegro.
Lula desembarca no Rio nesta quarta para participar da cerimônia, em um teatro da Zona Sul do Rio. Entre os 40 homenageados estão ainda a cantora Ângela Maria, o diretor Aderbal Freire Filho, o humorista Chico Anysio, a cantora Fernanda Abreu, a atriz Nathalia Timberg, o ator Walmor Chagas, o cantor Ney Matogrosso, o diretor Carlos Manga e a coreógrafa Deborah Colker.
A lista inclui ainda homenagens in memoriam à pequena notável Carmem Miranda, ao cantor Raul Seixas, ao paisagista Burle Marx e ao artesão Mestre Vitalino.
Inauguração de obra do PAC é cancelada
Antes da cerimônia – que está marcada para as 18h desta quarta – Lula participa de um evento da empresa Michelin em um hotel da Zona Sul do Rio. Já a inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Baixada Fluminense, que também ocorreria nesta quarta, foi cancelada.
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, na noite de quarta o presidente deixa o Rio rumo a Manaus.