A intolerância da discriminação racial tira o fôlego do crescimento pessoal e social.

10/11/2009 07:24 - Raízes da África
Por Arísia Barros

O sistema escravocrata e a pseudolibertação ajudaram a implodir a lógica do separatismo étnico atrelados a conceitos sociais forjados numa falsa propaganda ideológica da inferioridade africana, visando a depreciação étnico-nacional.
Dono de uma linguaguem muitíssimo particular o ideal do colonialismo brasileiro mantém um ambíguo e constante diálogo com a lógica contemporânea do apartheid étnico. Como reprodutora dos conceitos sociais, a escola brasileira traduz em seu currículo a segregação ao diferente e estreita os campos das oportunidades de ascensão estabelecendo caminhos para que ocorra uma carga maior de evasão, repetência da população negra.
O racismo brasileiro estabelece condições políticas, econômicas,culturais e sociais não equitativas, gerando com isso a imobilidade social dos ditos diferentes. Ser pobre é fator gerador de conflitos na convivência social e quando a essa característica soma a questão étnica, de gênero e sexual o seletivo funil social estreita-se e a desigualdade na atividade humana exacerba-se. A intolerância da discriminação racial impede a população negra de ter acesso a bens e serviços, tira o fôlego do crescimento pessoal e social.
É urgente que o estado alagoano consolide políticas criadas, dentre elas a implementação da Lei Federal nº 10.639/03 e Lei Estadual nº 6.814/07 que visam a valoração social e histórica dos direitos da população negra. É preciso investigar e combater a ausência de oportunidades e mobilidade para segmentos sociais que vivem situações de desigualdades histórico-sociais. A  criação de políticas diferenciadas é estratégia inteligente na busca da diminuição das manisfestações de racismo.
Também é necessário estabelecer políticas de orçamento específico para o desenvolvimento de pesquisas que investiguem os problemas vividos pela população negra, seja na educação, saúde e mercado de trabalho para conduzi-la a uma participação igualitária no seio da sociedade.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..