O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, voltou ao trabalho nesta quarta-feira (28). Após 35 dias afastado de seu escritório em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, por causa de problemas no fígado e no intestino, ele chegou ao local às 14h.
Vera Lúcia Niemeyer, mulher do arquiteto, disse à reportagem do R7, na manhã desta quinta-feira (29), que ele estava ansioso por aquele momento, que foi de muita emoção.
— Ele estava contando os dias para ir para lá e, quando chegou, foi muito emocionante. Ele recebeu alguns amigos, colegas de trabalho e já analisou alguns projetos. Estava muito satisfeito mesmo.
Segundo Vera, Niemeyer deixou o local por volta das 18h e pretende voltar novamente nesta quinta, seguindo a rotina de trabalho sempre pela tarde.
— Acho que ele ainda precisa ficar em repouso e, por isso, descansa pela manhã e trabalha à tarde. Não podemos abusar.
Vera contou também que Niemeyer está muito bem disposto, comendo, bebendo e andando normalmente. Ele recebe a visita do médico eventualmente e só evita desgastes.
— O que Niemeyer mais desejava era voltar ao trabalho no escritório. Agora estamos completos.
Oscar Niemeyer foi internado no dia 23 de setembro com dores abdominais. Os médicos tiveram de operá-lo para a retirada da vesícula e de uma pequena bolsa de pus no fígado. Na ocasião, o arquiteto ficou 48 horas no CTI (Centro de Terapia Intensiva).
O quadro de saúde do arquiteto permaneceu estável até o dia 29 de setembro, quando o paciente teve sangramento no intestino. Nesse dia, os médicos encontraram um tumor no intestino grosso e Niemeyer precisou ser operado de novo. A cirurgia durou três horas e foi considerada um sucesso.
No dia 5 deste mês, uma arritmia cardíaca, alteração na velocidade dos batimentos do coração, fez com que Niemeyer retornasse ao centro de terapia intensiva onde ficou até o dia 10. Desde então, ele estava na unidade intermediária em observação e teve melhora progressiva, recendo alta no sábado, dia 17.