O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta terça-feira 64 anos de idade. Depois de comemorar seu aniversário antecipadamente com populares na manhã de sábado, Lula deve ser homenageado por funcionários e assessores no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da presidência da República, por volta das 15h.

Natural de Garanhuns, no interior de Pernambuco, Lula é o sétimo de oito filhos de uma família pobre pernambucana que, no início dos anos 50, viajou por 13 dias em um caminhão "pau de arara" para São Paulo.

Ex-engraxate, office-boy e tintureiro, Lula começou a vida sindical ainda na década de 1960, compondo os quadros de diretoria no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Em 1978, após 10 anos sem greves operárias, Lula coordenou as primeiras paralisações no setor.

No ano seguinte, 170 mil metalúrgicos pararam o ABC Paulista. Preso em abril de 1980, após liderar mais uma greve na região do ABC, o presidente Lula fez uma greve de fome de seis dias como forma de protesto.

Após três derrotas consecutivas na corrida presidencial pelo Palácio do Planalto, Lula foi eleito presidente da República em outubro de 2002 com quase 53 milhões de votos. Quatro anos depois, conquistou a reeleição com mais de 58 milhões de votos.

Depois de passar por momentos de turbulência no cargo, que teve o auge na crise do "mensalão" ainda em seu primeiro governo, Lula recuperou o prestígio pouco a pouco. Com o auxílio do crescimento da economia de forma consecutiva e emprego de programas sociais, sendo o Bolsa Família o principal deles, o ex-metalúrgico mantém mais de 80% de aprovação popular após sete anos de governo. Neste ano, Lula empenhou seu capital político em garantir ao Rio de Janeiro o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no qual se saiu vitorioso.