Policiais Militares e o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) realizaram a maior apreensão de drogas na região do Alto Sertão Alagoas, durante uma ação deflagrada na madrugada do domingo (18), no sítio Lagoa do Quipá, município de Mata Grande. 7.500 pés de maconha, 200 quilos da droga triturada e uma motocicleta foram apreendidos.
Policiais da 3ª Cia do 9° Batalhão faziam uma ronda em um dos trechos da BR-316 que liga os Estados de Alagoas a Pernambuco, na tentativa de inibir o grande número de assaltos e roubo de veículos na localidade conhecida por Placa de Guilé.
Durante a ronda os policiais foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta que ao perceberam a aproximação da viatura da PM, iniciaram uma fuga a pé.
Sob o comando do sargento Jalves, os policiais iniciaram uma perseguição contra os desconhecidos que atiraram contra os policiais, abandonando a moto que estavam.
A perseguição continuou durante várias horas, até a localidade de Lagoa do Quipá, onde os policiais foram surpreendidos por homens armados que estavam em uma casa e atiraram contra os policiais.
Os desconhecidos fugiram adentrando num matagal, deixand para trás cerca de 200 quilos de maconha triturada pronta para a comercialização. Na localidade havia uma plantação com 7.500 pés da maconha, que era irrigada duas vezes ao dia.
A quantidade surpreendeu os policiais que usaram um caminhão para transportar todo o entorpecente até a sede da delegacia regional de Delmiro Gouveia.
Para o sargento Jalves a polícia trabalha sempre para não deixar as drogas chegarem às mãos dos adolescentes.
“Estou muito feliz em conseguir tirar de circulação juntamente com nossa equipe essa grande quantidade de maconha, que com certeza iria chegar às portas das escolas. Esse trabalho não para por aqui é apenas o início de outras operações semelhantes que vão acontecer na região”, falou Jalves.
O delegado da Polícia Civil, José Walter assume as investigações já que o delegado titular de Mata GrandeAydes Porciano Júnior está de licença médica, não existem pistas sobre os verdadeiros donos da droga. No local nenhuma identificação foi encontrada para ajudar no inquérito.
Maconha predomina no sertão
Outra operação semelhante foi realizada sob o comando de integrantes do Ministério Público Estadual – MPE e do 7º Batalhão da Polícia Militar. A operação foi realizada meses atrás e resultou na apreensão de 10 mil pés de maconha no Sítio Boqueirão, na zona rural de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas.
O dono da droga Valdemar Cardoso foi autuado pelo delegado da Polícia Civil, Izaías Rodrigues. O acusado poderá ser condenado de 5 a 15 anos de prisão.
No mês de agosto deste ano, também uma ação policial resultou na apreensão de 3,5 mil pés de maconha, no sítio Mocó, zona rural de Maravilha, interior do Estado.